facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1126 - Já nas bancas!
06/02/2019

Sonia Gerchevski assume a presidência da OAB de Irati

Ela é a primeira mulher na história da Subseção a presidir a entidade

Sonia Gerchevski assume a presidência da OAB de Irati

No dia 30 de janeiro, na Câmara Municipal de Irati, ocorreu a solenidade de posse da nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Subseção de Irati para o triênio 2019-2021, comandada pelo presidente da OAB-Paraná, Cassio Telles.A advogada Sonia Mara Gerchevskifoi empossada como presidente da Subseção de Irati, substituindo Luiz Augusto Polytowski Domingues, que assumiu o cargo de Conselheiro da OAB-Paraná. Sonia é a primeira mulher a ocuparo cargo de presidente na Subseção de Irati, que existe há 24 anos.

“É uma grande responsabilidade assumir a presidência desta instituição de tanto prestígio, não apenas junto aos advogados, aos quais representa, mas também perante toda a sociedade. Sinto-me honrada pelo respeito e confiança recebidos dos colegas para exercer esta missão desafiadora, de dirigir os destinos da OAB na Subseção de Irati”, disse a nova presidente.

Sonia afirma que as inciativas em defesa da classe e das demandas da sociedade terão continuidade. “Atualmente as instalações da Justiça Estadual encontram-se em locais e condições que dificultam a prestação jurisdicional, por isso continuaremos a luta pela construção do novo fórum da Comarca da Irati”, enfatizou. E ela aproveitou a ocasião para pedir o apoio do prefeito Jorge Derbli para que seja encontrado um terreno adequado para a construção do novo fórum.

Outro aspecto comentado pela presidente da OAB - Subseção de Irati durante a solenidade de posse diz respeito aos direitos das mulheres que são vítimas de violência doméstica, pois a infraestrutura disponível na região para atendimento não é adequada. “Temos acompanhado trabalhos realizados por algumas instituições, conselhos e outros órgãos que disseminam direitos para mulheres que são vítimas de violência doméstica e familiar, trabalho esse de extrema importância, visto que quando uma mulher procura por uma delegacia para fazer o boletim de ocorrência, às instalações que ela encontra não sãoacolhedoras para quem está em uma situação de fragilidade e buscando proteção. Por melhor que seja o atendimento, precisamos de uma delegacia da mulher, a uma necessidade imediata. Essa será uma discussão que nos envolvera durante a nossa gestão”, comentou.

O presidente da OAB-Paraná, Cássio Telles, parabenizou a nova diretoria, destacou que o número de mulheres que tem assumido as regionais da OAB cresceu significativamente nesta última eleição e pediu aos advogados que continuem exercendo com excelência sua profissão em defesa aos cidadãos. “Nós, representantes da Ordem, nós advogados, vamos renovar os nossos compromissos com aquilo que nos é mais caro e definitivamente a razão da nossa existência: a defesa a população, a defesa das liberdades, garantias constitucionais, defesas que lutamos. Devemos continuar garantindo que o cidadão possa se expressar de maneira livre”, afirmou.

O prefeito de Irati, Jorge Derbli, também ressaltou a importância da profissão. “Quem hoje não precisa de um advogado? Qualquer problema que existe e ficamos em dúvida a primeira coisa que se diz é ‘vamos consultar um advogado’. A opinião do advogado tem grande peso para tudo, para problemas sérios que temos no país. Sonia a responsabilidade é grande, mas tenho certeza que em três anos vocês farão um ótimo trabalho um bom mandato”, disse.

O diretor da Comarca de Irati, juiz Henrique Kurscheidt, cumprimentouos advogados presentes e citou a boa relação entre magistrados e advogados da região na prática profissional. “Existem divergências, fazem parte da nossa prática profissional, mas em razão do espírito amistoso, cordial e de respeito que marca essa relação, nós como regra conseguimos superar essas divergências de forma colaborativa e sem atritos”, explicou.

A OAB- Subseção de Irati congrega 282 advogados eabrange dez municípios: Irati, Palmeira, Porto Amazonas, São João do Triunfo, Inácio Martins, Mallet, Rio Azul, Rebouças, Fernandes Pinheiro e Teixeira Soares.

Presentes

Além do presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, também prestigiaram a posse, o secretário-geral Rodrigo Sánchez Rios, a secretária-geral adjunta Christhyanne Regina Bortolotto, o conselheiro estadual Fernando Munhoz Ribeiro e a ex-conselheira federal medalha José Rodrigues Vieira Netto, Edni de Andrade Arruda. Também a presidente da subseção de Guarapuava, Maria Cecilia de Oliveira Saldanha, o representante da Caixa dos Advogados Fernando Deneka, o representante da Associação dos Magistrados James Byron Bordignon, o presidente da Câmara Municipal de Irati, Vadenei Cabral, o Comandante da 8ª Companhia Independente, Major Joas Lins, além de vereadores, juízes, secretários municipais e outras autoridades.

 

Nova diretoria

A nova diretoria é formada pela presidente Sonia Gerchevski, pelo vice-presidente Mario Cezar Pianaro Ângelo, pelo secretário geralAntonio Cezar Havresko, pelo tesoureiro Jair Kulitch epela secretário-adjunto Carlos Eduardo Rocha Mezzadri.

Texto: Da Redação/HojeCentroSul

Fotos:OAB/Divulgação e Ciro Ivatiuk/Hoje Centro Sul

 

 

 

 

Galeria de Fotos