facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1126 - Já nas bancas!
04/02/2019

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Posse dos deputados

Os deputados federais e estaduais tomam posse nesta sexta-feira (01). Em Brasília, a posse dos deputados será no Plenário Ulysses Guimarães, às 10 horas. Já no Paraná, a posse dos deputados estaduais será às 14h15, no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.

 

Renovação

A Câmara Federal terá a maior renovação desde a democratização. O percentual de novos deputados federais é de 47,37%. Em números proporcionais, é a maior renovação desde a eleição da Assembleia Constituinte, em 1986. No Paraná, o percentual de renovação dos deputados estaduais é de cerca de 40%. A Assembleia Legislativa do Paraná terá 22 novos deputados estaduais. 

 

Indicações

De acordo com o representante da deputadaLeandre Dal Ponte (PV) na região, Dagoberto Waydziksão falsos os boatos que têm circulado de que o deputado estadual Estacho (PV) viria a indicar pessoas ocupar para os cargos de chefias regionais dos núcleos do governo do estado em Irati. Dagoberto foi objetivo ao afirmar: “Não há qualquer interferência do deputado estadual Estacho nas indicações”. Antigas supostas regras para o empreguismo inexistem no governo de Ratinho Júnior (PSD), quenão loteou sua gestão. Ele tem aliado escolhas políticas e técnicas.  Os deputados federais Sandro Alex (PSD) e Leandre, com antiga presença na região e apoiadores de Ratinho Júnior, têm balizado as escolhas do governador. “Alguns cargos foram indicados pela Leandre, outros pelo Sandro, mas as decisões, pelo menos a maioria delas, estão sendo tomadas em comum acordo entre os grupos, aliando critérios técnicos e políticos, sempre visando o desenvolvimento da região”, comentaCiro Ivatiuk, representante do deputado Sandro Alex.

 

4ª Regional de Saúde 

Sairá nos próximos dias o decreto assinado pelo governador Ratinho Júnior (PSD) nomeando Walter Trevisancomo chefe da 4ª Regional de Saúde. Ele é professor em enfermagem e possui especialização em Vigilância em Saúde. Até o ano passado, ele era chefe da Vigilância Sanitária da 4ª Regional.

 

Parceria

Lula Thomaz (PSB) reassume o cargo de prefeito de Teixeira Soares nesta sexta-feira (01). Durante todo o mês de janeiro, a vice Juliana Belinoski (PSC) comandou os trabalhos no município. Como a parceria entre o prefeito e a vice sempre foi real – não apenas discurso, como se percebe em alguns municípios –, Juliana não teve dificuldades para dar continuidade aos trabalhos. 

 

Casas serão construídas em Teixeira Soares

A entrega da Ordem de Serviço para o início da construção de 49 unidades habitacionais em Teixeira Soares está programada para o dia 11 de fevereiro. As casas serão feitas através do Programa Família Paranaense, em uma parceria entre o Município, a Cohapar e o Governo do Estado.  O local onde serão edificadas as novas moradias é o Parque Cidade Nova.

 

Reforma na escola de Rio do Couro

A Escola Municipal Rural de Rio do Couro, em Irati, está sendo reformada desde dezembro do ano passado. De acordo com a Prefeitura Municipal, as obras estão sendo feitas nos dois blocos de salas da escola, na quadra poliesportiva coberta – cuja cobertura está sendo substituída – e na área externa, que ganha calçadas novas. Os investimentos, que são de R$ 178 mil, com recursos provenientes do Governo do Estado (Fundepar), ainda contemplam substituições nas instalações elétricas e pintura.