facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1112 - Já nas bancas!
30/01/2019

Prefeito de Irati anuncia novos secretários

Três secretários foram remanejados e dois novos secretários assumem –Emiliano Gomes e Jair Bispo

Prefeito de Irati anuncia novos secretários

Na manhã desta terça-feira (22), o prefeito Jorge Derbli anunciou dois novos secretários da Prefeitura de Irati. Uma das novidades é Emiliano Gomes, que assume a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Além dele, Jair Bispo, que já atuou no Pátio das Máquinas e na Secretaria de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, assume a Secretaria de Viação e Serviços Rurais.

Outros três secretários foram remanejados. Sidnei Jorge (Sidão), que era secretário da Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico, assume agora a Secretaria de Comunicação. A pasta era comandada por Wilson Pedroso (Buzina) que foi remanejado para a Secretaria de Serviços Urbanos. A pasta da Cultura será comandada por IcoAndreassa, que ocupava até então a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

O prefeito comentou sobre as mudanças. “Esse remanejamento e a inclusão de dois novos secretários é o começo de uma mudança do terceiro ano de mandato. Mais mudanças ainda deverão ocorrer no primeiro escalão nos próximos dias. Estamos definindo alguns nomes para alguns setores. Mas a mudança é sempre para melhorar, para que tenhamos mais desenvolvimento na cidade”, disse Derbli.

Dentre as mudanças que deverão acontecer está a da pasta de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, comandada hoje por Dagoberto Waydzik. Ele deverá ficar no cargo até o dia 15 de fevereiro e deixará o comando da pasta para prestar assessoria para a deputada federal Leandre Dal Ponte. O prefeito contou que já possui três opções para substituir Dagoberto. “Na Secretaria de Arquitetura tem que ser um engenheiro, por causa da questão técnica”, disse. O convite já foi realizado e o prefeito disse que apenas está esperando a confirmação de uma das três pessoas.

Derblicontou que apesar da reforma, não deverá juntar secretarias. “Essa decisão de agregar Secretaria é só populista. É só para a imprensa divulgar porque se eu tenho um secretário e dez funcionários concursados, eu acabando com a Secretaria, eu acabo com o cargo do secretário. Os dez concursados continuam, são remanejados e o custo final é para nós. Um secretário pode nos ajudar muito mais na pasta, do que simplesmente extinguir o cargo de secretário e criar um departamento com pelos menos 50% do salário do secretário”, disse.

Metas

O anúncio das mudanças na gestão foi realizado após uma reunião com todo o secretariado. O prefeito destacou que uma das orientações é que cada Secretaria defina uma prioridade e foque nesta prioridade, até conseguir a sua conclusão, para então depois, seguir com o restante dos projetos.“Nós temos menos de dois anos para terminar o mandato e eu quero o objetivo que se concretize porque se ficar trabalhando os dez [projetos], os dez não acontecem. Então, vamos pegar um, eliminando esse, concluindo, vamos passar para o próximo”, relatou.

O prefeito usou como exemplo a Secretaria de Saúde que terá como primeira prioridade o prontuário eletrônico, sistema informatizado com as informações do paciente que deverá estar em todos os postos de saúde. Após isso, o foco deverá ser na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila São João. “O segundo é a conclusão da UPA, e o funcionamento da UPA. Mas vamos priorizar a internet para funcionar o prontuário, e em seguida, a questão da UPA que já está com 95% [de conclusão]”, explica.

Uma nova reunião em 15 dias acontecerá para que os secretários apresentem as metas e os trabalhos que estão sendo feitos para serem concluídos. “Até o final dessa administração esteja 100% concluída pelo menos esta meta”, disse.

Fazenda

Durante o anúncio, o prefeito se pronunciou sobre uma recomendação realizada pelo Ministério Público em relação ao secretário da Fazenda, Valmir Emiliano. O secretário atualmente está de férias e a secretária de Administração e Patrimônio, Daniele Cavalli, o substitui interinamente neste período das férias dele.

“Veio uma recomendação do Ministério Público de uma questão digo pra vocês, pessoal - não é uma questão ligada ao munícipio, às finanças do município, é uma questão pessoal dele -, uma recomendação para que o prefeito tome a atitude de fazer uma sindicância e tão logo chegou essa recomendação para mim, eu determinei ao nosso procurador jurídico para abrir essa sindicância. Hoje [terça-feira] estão sendo nomeadas as pessoas que vão fazer essa sindicância. E eu pedi urgência, que em dez dias eu tenha resultado dessa sindicância sobre essa questão desse problema, repito pessoal, dele junto ao Ministério Público”, disse.

Secretários

Conheça as metas dos novos secretários:

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

O novo secretário Emiliano Gomes comenta que o objetivo é melhorar a infraestrutura para atrair empresas. “O que nós precisamos de imediato: buscar verbas e emendas parlamentares para podermos colocar infraestrutura nos condomínios industriais, depois buscar terrenos para aquisição, e oportunizar novas empresas que venham para cá, para que possamos ter uma apresentação coerente para os empresários que querem investir aqui”, disse.

Os empresários locais também deverão ter atenção através de projetos. “Nós vamos trabalhar com programas e projetos que já existem, desenvolver novos também, mas acima de tudo, investir no que já tem aqui”, relatou.

Secretaria de Viação e Serviços Rurais

O secretário Jair Bispo disse que deve priorizar as estradas rurais por onde passam as linhas de ônibus, especialmente por causa do início das aulas. “O nosso cronograma é atender primeiramente as estradas de linha de ônibus, que é o que estamos fazendo. Depois disso, é dar manutenção nelas, tem uma equipe dando manutenção direta. E a gente atender as estradas vicinais, que não são linhas de ônibus, que é uma estrada que atende um”, disse.

Secretaria de Comunicação

O secretário Sidnei Jorge disse que a pasta deve dar continuidade na transparência das ações da prefeitura. “Nós compreendemos como obrigação da prefeitura dar visibilidade, transparência e repassar o máximo de informações para a população, porque todos os que estão aqui praticamente, desde o prefeito, vice-prefeito, passaram por um processo eletivo, a população o elegeu, então fazemos esse entendimento que precisamos nos aproximar cada vez mais da mídia, da imprensa, e aí vocês são muito importantes nesse processo, porque é um dever do setor público, é um direito da população de ter a informação daquilo que está sendo feito, e especialmente, aquilo que não está sendo feito e porque não está sendo feito”, relatou.

Secretaria de Serviços Urbanos

O secretário Wilson Pedroso disse que a pasta deve seguir com os trabalhos de manutenção de ruas, mesmo com o maquinário precário. “Já estamos nos bairros tapando os buracos. A respeito do maquinário, a situação está meio precária. Tenho duas patrolas na minha Secretaria e estou com uma só trabalhando. A outra, estamos vendo a forma de ajeitar o sistema de freio que está faltando, mas na medida do possível, estamos fazendo. Hoje consegui liberar mais um caminhão para ajudar no transporte do cascalho e nós estamos trabalhando. A meta é melhorar”, contou.

Secretaria da Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico

O secretário IcoAndreassa disse que deve dar continuidade aos projetos da pasta. No entanto, ressaltou que a prioridade deverá ser a criação de uma Banda Municipal. “A cultura é um desafio. Vou continuar com os projetos que já tem e vamos ver os novos que chegam. Uma das metas principais que eu vou seguir, que o Sidão [antigo secretário] já falou na primeira reunião, seria a criação da Banda Municipal que é um sonho do prefeito também, e eu vou continuar na mesma linha”, relatou.

Adversários no passado

Nas eleições de 2016, o novo secretário de Desenvolvimento Econômico, Emiliano Gomes, foi adversário político do atual prefeito Jorge Derbli. O assunto foi comentado pelos dois.

“Eu sou muito amigo de todos os adversários políticos. Nós temos a questão de ser adversário e adversário não quer dizer inimigo. E eu não tenho inimigo político em Irati. Na hora da campanha cada um veste a camisa e torce para seu lado. Independente de ter sido meu adversário político na época, ele está aqui hoje para compor nosso secretariado. E as ideias que ele tinha caso fosse eleito prefeito, ele vai poder muita coisa desenvolver conosco. Nós queremos somar essas ideias. Somar essas virtudes, para que a cidade de Irati ganhe”, disse Derbli.

Emiliano contou que ponderou sobre o convite feito ano passado pelo vice-prefeito Amilton Komnitski e pelo prefeito Jorge Derbli. “Confesso que pensei e repensei bastante, até porque fomos adversários no passado, mas mesmo assim, eu tenho a compreensão que precisamos desenvolver bons projetos e programas para o bem da coletividade. Pensei e repensei novamente: Por que não? Irati precisa de bons projetos, de bons programas”, disse.

Texto: Karin Franco

Foto: Ciro Ivatiuk/Hoje Centro Sul

Galeria de Fotos