facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1148 - Já nas bancas!
28/01/2019

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Posse no Tribunal de Contas 

A posse dos novos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) para o biênio 2019-2020 ocorreu nesta quarta-feira (23), em Curitiba. Foram empossados os conselheiros Nestor Baptista (presidente), Fabio Camargo (vice-presidente) e Ivens Linhares (corregedor-geral). Eles foram eleitos em 12 de dezembro de 2018, na última sessão de 2018 do Pleno do TCE-PR. O governador Ratinho Júnior (PSD) participou da solenidade, assim como vários prefeitos do Paraná e da região Centro Sul. O presidente da Amcespar, Júnior Benato (PSD) foi um dos que marcaram presença.

 

Fernandes Pinheiro tem nova estrutura administrativa 

Uma lei para reorganizar a estrutura administrativa no município foi criada pelo Poder Executivo em Fernandes Pinheiro. Com isso, ocorreu o detalhamento das funções que devem ser realizadas pelo ocupante de cargo público da prefeitura. Simultaneamente, a prefeita Cleonice Schuck (PSB) também fez uma reestruturação do seu secretariado. Para 2019/2020, os secretários são: Administração, Fernando Matias; Agricultura, Vanderlei Taiok; Educação Marcia Regina Dea; Ação Social, Elisangela Pires; Saúde, Emanuelle Mattos; Viação e Obras, Marcio Pavelski;Meio Ambiente, Gilberto Czelusniak; Assessoria Jurídica, Cristhian Czelusniak;  Chefia Gabinete, Maria Fernanda Krupeizaki. Na foto, também alguns secretários de 2017/2018.

 

Nova diretoria da OAB tomará posse na próxima semana

No dia 30 de janeiro, às 19h30, na Câmara Municipal de Irati, ocorrerá a solenidade de posse da nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Irati. A advogada Sonia Gerchevski assumirá a presidência, Mario Cezar Pianaro Ângelo a vice-presidência, Antonio Cezar Havresko a secretaria geral, Jair Kulitch a tesouraria e Carlos Eduardo Rocha Mezzadri a secretaria-adjunta. A Subseção de Irati abrange dez municípios: Irati, Palmeira, Porto Amazonas, São João do Triunfo, Inácio Martins, Mallet, Rio Azul, Rebouças, Fernandes Pinheiro e Teixeira Soares.

 

Ouvidoria de Irati

Nesta semana, o prefeito de Irati, Jorge Derbli (PSDB) nomeou Cristiano Rogalde Andrade como Ouvidor Municipal. Ele havia sido exonerado junto a todos os demais cargos comissionados em dezembro do ano passado. Agora, volta a exercer esta importante função de receber as reclamações da população e encaminhá-las para que o setor competente resolva ou preste os esclarecimentos necessários.

 

Treinamento para agricultores 

Em Fernandes Pinheiro, neste início de ano, agricultores deBituva dos Machados e Bituva das Campinas participaram de mais um treinamento no Projeto Manejo Integrado de Pragas (MIP).  A ação é realizada através da parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura de Fernandes Pinheiro e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR.

 

 

Mais vagas de emprego no Paraná

O Paraná apresenta o melhor resultado na geração de empregos desde 2014. Os resultados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados neste mês pelo Ministério do Trabalho. Foram criadas 40.256 novas vagas com carteira assinada em 2018, o que representa um aumento de 230% em relação a 2017.O desempenho do Estado reflete a melhora dos setores de serviços e comércio. Em 2018, foram 30.258 novas vagas abertas para o setor de serviços. O comércio, por sua vez, fechou o ano com saldo positivo de 9.426 novos postos.A área de construção civil e de serviços industriais de utilidade pública também apresentaram resultados otimistas, com 2.386 novas ofertas de trabalho.