facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1126 - Já nas bancas!
21/12/2018

Balanço das ações realizadas pela Câmara de Irati é apresentado

Balanço das ações realizadas pela Câmara de Irati é apresentado

Um balanço das ações da Câmara Municipal de Irati durante o Biênio 2017-2018 foi feito pelo presidente Helio de Mello durante a sessão ordinária de terça-feira, dia 18, data em que ocorreu a eleição da mesa diretora para o Biênio 2019-2020. 

Dentre os trabalhos desenvolvidos, Hélio citou que foram apresentados pelos vereadores 77 Projetos de Lei, 12 Moções de Aplausos, 406 Indicações e 58 Requerimentos. Além disso, a Câmara Municipal apreciou 306 Projetos de Lei do Executivo.

Em relação às principais medidas tomadas pela Mesa Diretora, o presidente destacou mudanças na estrutura física do prédio da Câmara, devolução de verbas economizadas para o Executivo comprar duas novas patrolas e um terreno que abrigará o novo prédio da Escola Antonina Fillus Panka do bairro Vila Nova.

Em 2017, segundo Helio, foram muitas as conquistas junto com o Executivo na educação, no campo, no esporte, na área social, e agora em 2018, o Legislativo ainda vai repassar com muita economia um montante que deverá somar mais de R$ 2 milhões. “Em dois anos, devolvemos aos cofres públicos uma quantia considerável. Fizemos a nossa parte de muito bem legislar, fiscalizar e economizar os recursos, que agora retornam aos cofres para serem revertidos e aplicados no município”.

Outra conquista enfatiza pelo presidente foi a revisão e atualização do Regimento Interno da Câmara Municipal.  “Alterações importantes [no Regimento Interno], que foram analisadas e realizadas através de muitas discussões e estudos com todos os vereadores e apoio fundamental da equipe técnica da Câmara. Os trabalhos foram iniciados em meados de 2016, na legislatura anterior, e agora neste ano concluímos com êxito, viabilizando a redação definitiva da norma. Com as alterações, tanto os servidores quanto os legisladores, poderão atuar com maior eficiência e transparência nas funções que exercem”, destacou.

Desafio

Sobre o desafio de presidir a Casa, Mello que está no quinto mandato como vereador, disse que usou do bom senso para não deixar que as questões partidárias interferissem nas decisões para a cidade. “Acredito que todos os vereadores tiveram os mesmos direitos na hora das discussões e apresentação de projetos e ideias. Todas as decisões foram tomadas em conjunto com os colegas da Mesa, vice-presidente Roni Surek, 1º secretário Marcelo Rodrigues e 2º secretário Nivaldo Bartoski, os quais dividiram comigo esta grande responsabilidade. Conduzimos os trabalhos com muita ética e transparência”.

 

Mesa Diretora

Na terça-feira (18), a Câmara Municipal de Irati fez a eleição da nova Mesa Diretora para o biênio 2019-2020.  Apenas uma chapa concorreu e teve a aprovação de todos os vereadores, exceto Marcelo Rodrigues (PP), que votou contra. A nova Mesa Diretora terá como presidente Valdenei Cabral da Silva (PDT), vice-presidente Wilson Karas (PSD), 1º secretário José Bodnar (PV) e 2º secretário Alberto Shereda (PSDB).  

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul, com informações de Assessoria

Fotos: Assessoria CMI

 

Galeria de Fotos