facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1158 - Já nas bancas!
13/12/2018

Curso de Pedagogia da Unicentro completa 40 anos

Curso de Pedagogia da Unicentro completa 40 anos

Neste ano, o curso de Pedagogia da Unicentro completa 40 anos de existência. As negociações para a criação do curso iniciaram em 1972, mas somente em 1975 aconteceu a autorização para o funcionamento do curso, mesmo ano em que iniciaram as aulas.
A chefe do Departamento de Pedagogia da Unicentro em Irati, Nelsi Antônia Pabis, relata que o curso se modificou ao longo do tempo. No início, ele foi criado com o objetivo de orientação e administração escolar, e hoje, possui um caráter mais pedagógico, preparando futuros professores dos anos iniciais.
Para ela, o curso marcou uma época industrial, em que as máquinas chegavam até as empresas e era necessário ter alguma alfabetização para manusear esses equipamentos. 
 

Dificuldades


Nelsi conta as diversas dificuldades enfrentadas durante esses 40 anos. “Uma delas foi o espaço físico. O único espaço encontrado na época foi o antigo Colégio São José, que hoje é o Centro Administrativo Municipal (CAM). Ali foi o espaço mais adequado encontrado. E apenas na década de 90, o prédio do Riozinho se encontrava vazio, ocorreu uma negociação com a Prefeitura Municipal onde conseguiram aquele imóvel, que pertencia aos padres capuchinhos”, contou.
Outra dificuldade foram os professores. “Os professores vinham de fora para trabalhar aqui. Um passo foi a qualificação dos professores. Naquele tempo, os professores faziam a graduação e não estudavam mais, não tinham muitas oportunidades. Foi uma exigência fazer curso de especialização, que é um dos níveis mais elementares de pós-graduação - logo depois vem mestrado e doutorado. Hoje podemos dizer que o curso de pedagogia aqui da Unicentro tem professores qualificados em todas as áreas. O curso de pedagogia foi um dos primeiros de Irati, iniciou juntamente com Ciências  e Letras”, frisou. 
Outra dificuldade encontrada durante esses anos foi a permanência no curso. “Tivemos durante vários anos, turma pela manhã, tínhamos uma grande procura e depois uma desistência, porque pediam transferência para a noite ou desistiam à medida que ingressavam no mercado do trabalho, por conta disso, o curso deixou de existir pela manhã”, explicou. 
 

Atualmente


O curso de Pedagogia é um dos mais concorridos de Irati. Atualmente conta com uma turma de cada ano funcionando no turno noturno. O curso tem a duração de quatro anos.
Nelsi  conta quais são os objetivos para o futuro. “O nosso objetivo é permanecer em termos quantitativos em número de alunos e turmas. Acho que no decorrer desses 40 anos muito se fez. De um curso que iniciou com professores transmitindo apenas o conhecimento para os alunos - porque essa era uma exigência da década de 70, em uma perspectiva técnica - hoje temos alunos sendo formados para docência, sendo pesquisadores, desenvolvendo trabalhos de pesquisa e desenvolvendo atividades práticas”, disse. 
 

Projetos


A graduação tem realizado diversos projetos na comunidade, dos quais os estudantes participam ao longo do curso. “Temos atividades socioeducativas, onde cada aluno necessita participar durante o curso de instituições da comunidade - atividades práticas -, por exemplo, asilo, casa lar e outras instituições que necessitem atividades pedagógicas. Já tivemos alunos participando de um projeto de leitura no presídio com alfabetização. Esse ano está desativado, mas vai continuar porque é uma parceria com o Ministério da Justiça e Secretaria de Bem Estar Social. Entre diversas outras atividades com a comunidade”, reforçou.
À distância
O curso de pedagogia também pode ser feito à distância pela Unicentro. Está em funcionamento há seis anos e já atendeu diversos polos no Paraná. Atualmente, atende quatro pólos nas cidades de Apucarana, Pato Branco, Prudentópolis e Lapa. Os professores se deslocam de Irati até os polos para realizar as atividades.

Comemoração


Para comemorar os 40 anos, o Departamento de Pedagogia está preparando um jantar na segunda-feira (17) para alunos e professores que estudaram ou trabalharam desde a sua criação.
O jantar, por adesão, será às 20h30min no restaurante Italiano, localizado na Rua 19 de Dezembro, em Irati. Maiores informações e confirmação de presença até o dia 13/12/2018, pelo telefone (42) 3421-3024 ou pelo e-mail depedirati@gmail.com. 
 

Texto: Da Redação /Hoje Centro Sul 

Fotos: Jonas Stefanechen