facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1099 - Já nas bancas!
06/12/2018

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Consórcio de Saúde e Amcespar  

O prefeito de Imbituva, Bertoldo Rover (PSD), foi reconduzido como presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde, CIS–Amcespar, na última sexta-feira (30). A eleição ocorreu na junto à reunião dos prefeitos da Amcespar.  Na oportunidade também foi definido o dia da eleição do novo presidente da Amcespar, dia 23 de janeiro de 2019. O prefeito de Inácio Martins Júnior Benato (PSD) já conta com o apoio da maioria dos prefeitos para, assim como Rover, também continuar ocupando o cargo. 

 

Veículo para Inácio Martins (duas fotos)

O Governo do Estado destinou recursos para que Inácio Martins faça a aquisição de um veículo adaptado. O prefeito Junior Benato (PSD) e a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação estiveram em Curitiba para participar da solenidade que marcou o repasse. De acordo com o prefeito, o veículo será utilizado para dar  um atendimento mais adequado no que diz respeito ao transporte às pessoas com deficiência ou com alguma dificuldade locomotora.

 

Teatro e política

O teatro como ato político, de resistência, de busca da liberdade, capaz de influenciar o pensamento e a transformação social.  Este é o contexto da obra da atriz, produtora e performance iratiense Denise Stoklos, idealizadora do Teatro Essencial e também permeou os espetáculos do 1º Festival Internacional de Solo Performance que leva o nome da artista.

 “Cada um se manifestou com um grito de mudança, um grito de resistência e é pra isso que existe o teatro e Irati esteve envolvida de todas as formas e crescendo comercialmente, industrialmente, crescendo culturalmente. E isso que é importante: tocar cada iratiense e isso aconteceu”, afirmou Denise Stoklos.

 

Câmara Mirim

Nesta quarta-feira (05), às 9 horas da manhã, na sede do Legislativo, vai acontecer o encerramento dos trabalhos da Câmara Mirim. Trata-se da 3ª Sessão Ordinária da Câmara Mirim – Sessão de Encerramento da Legislatura 2018.

 

Tecnologia  (foto)

O deputado estadual Marcio Pauliki (SD) anunciou recursos de R$ 1,5 milhão para a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) implantar e construir a sede da Incubadora Tecnológica. “Essa emenda será liberada ano que vem para fomentar a inovação e possibilitar que os acadêmicos tenham capacidade de desenvolver aplicativos e startups e que, no futuro, possam fazer parceria com o setor privado”, afirma Pauliki. Ele acrescenta que a incubadora será decisiva para que Ponta Grossa possa, futuramente, estar no rol dos municípios mais competitivos do país. Segundo o reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, a Incubadora Tecnológica era um sonho antigo da universidade.

           

Campanha

Neste mês de dezembro, a Associação Comercial e Empresarial de Irati (Aciai) lança a Campanha “Eu Sou de Irati, Eu Compro Aqui”. O objetivo é de fortalecer as vendas no comércio local, como comenta o presidente da Aciai, Elias Mansur. “Comprar nas empresas de Irati traz muitos resultados para nossa cidade, pois gera mais empregos e renda para quem mora aqui. Além de que, com mais compras feitas em Irati, temos um retorno maior em impostos para nossa cidade”, diz Mansur.