facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1099 - Já nas bancas!
06/12/2018

Editorial - Arte e desenvolvimento

Editorial - Arte e desenvolvimento

Na última semana, Irati respirou arte. Foram espetáculos, mostras, exposição, oficinas e palestras de solo performance que agitaram a cidade. Na avaliação da produção do 1º Festival Internacional Denise Stoklos de Solo Perfomance, a experiência foi um sucesso e a expectativa é que a segunda edição venha no próximo ano.

O festival realizado em Irati trouxe a oportunidade de a população entrar em contato com diferentes expressões artísticas. Além disso, crianças também tiveram a oportunidade de participar de diversas programações, adquirindo conhecimentos e experiências que ajudam no desenvolvimento criativo e versátil, tão requisitado nos dias de hoje.

Mas o que foi visível na fala dos organizadores foi como o festival também é uma oportunidade de desenvolvimento para o município. A cidade gaúcha de Gramado foi um dos exemplos usados pelos organizadores ao comentar as diversas maneiras que a cultura pode ajudar no progresso local.

E o exemplo não é usado em vão. A cidade do Rio Grande do Sul virou sinônimo do uso do turismo para desenvolvimento regional. No ano passado, a prefeitura de Gramado revelou que 86% da economia do município gira em torno do turismo. Só para ter um exemplo, a cidade possui 13 mil leitos em hotéis e pousadas. Nos períodos de maior movimento, a taxa de ocupação chega ultrapassar os 95%. Neste ano, segundo o Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Similares, Parques e Museus da Região das Hortênsias (SindTur), durante o inverno a taxa foi de 80%, e movimentou R$ 10 milhões no munícipio, incluindo turistas que passam apenas o dia na cidade, mas consomem em bares, lojas e outros estabelecimentos.

Os números são retratos de anos de planejamento e investimentos em atrações. Além da beleza natural da Serra Gaúcha, o município investe no turismo rural que chama a atenção de quem vive em grandes metrópoles. O município também cria eventos culturais para chamar a atenção de turistas e fazê-los irem visitar o município. Entre os eventos, está o famoso Natal Luz, que decora inteiramente toda a cidade, e também o famoso Festival de Cinema de Gramado, que reúne famosos do cinema nacional e agora, também, do cinema latino-americano. Foi neste sentido, que tanto a atriz Denise Stoklos, quanto artistas e produtores do festival, citaram o exemplo de Gramado.

De uma maneira geral, o festival realizado em Irati mostrou que o público iratiense consome arte, aprecia eventos culturais, e que precisa ter cada vez mais acesso a atos culturais. Mas o evento também mostra que Irati pode sim ter, através da cultura, uma vitrine para atrair turistas e assim, conseguir movimentar ainda mais a economia local.