facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1099 - Já nas bancas!
03/12/2018

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Início das obras entre Irati e São Mateus do Sul


A Secretaria de Infraestrutura e Logística do Governo do Paraná confirmou que será dada na próxima segunda-feira, dia 03 de dezembro, a ordem de serviço para o início da pavimentação da estrada que liga Irati a São Mateus do Sul. Com a entrega da ordem de serviço, a Construtora Triunfo S.A. poderá começar a fazer o asfalto.  A empresa venceu a licitação com proposta de R$ 108,9 milhões para execução da obra. 

Confirmados e cotados 


O que nos bastidores já era dado como certo se confirmou, o deputado estadual Guto Silva (PSD) assumirá a Casa Civil no governo de Ratinho Júnior.  Já haviam sido anunciados  anteriormente o secretário de Educação Renato Feder, a Procuradora Geral Letícia Ferreira da Silva e o secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Luiz Felipe Kraemer Carbonell. Outros nomes estão sendo cotados pelo futuro governador para a definição do primeiro escalão, como João Carlos Ortega, Marcio Nunes e Leandre Dal Ponte.  

 Infraestrutura e Logística 


O deputado federal Sandro Alex (PSD) foi convidado pelo governador eleito Ratinho Júnior (PSD) a assumir o cargo de secretário de Infraestrutura e Logística e deverá dar a resposta ainda nesta sexta-feira. Caso assuma a secretaria, Sandro terá importantes missões, pois o novo governador tem projetos ousados para incentivar o desenvolvimento econômico do Paraná valorizando a vocação estadual de produzir alimentos, o que depende de melhores condições para a logística. Isso requer investimentos pesados em infraestrutura para dar condições ao setor produtivo de transportar seus produtos. Parcerias público-privadas e busca de outras alternativas modais são algumas das pretensões do governador, o que passa pela Secretaria de Infraestrutura e Logística. 

Pedágio 


Outra missão da Secretaria de Infraestrutura e Logística será estudar um novo modelo para  concessão das rodovias, ou seja, definir como será o pedágio no Paraná nas próximas décadas. Vale lembrar que a secretaria está sendo investigada pela Operação Lava Jato e que, na campanha, Ratinho Júnior levantou a bandeira de combate à corrupção. Justamente por isso, pode ter convidado o deputado Sandro Alex (PSD) para o cargo. O parlamentar nunca foi citado em nenhuma operação de combate a corrupção.

Governo novo


Em entrevista a rádio Jovem Pan nesta semana,  Ratinho Júnior (PSD) enfatizou as mudanças que quer fazer, estando à frente do Governo do Paraná.  “O nosso governo será novo porque não terá desperdícios, terá um programa amplo de combate à corrupção e o respeito ao cidadão e aos municípios com o uso correto do dinheiro público. Isso é novo na política do Paraná e do Brasil”, afirmou.

Malojo x Rodrigo Solda 


Na próxima terça-feira (04), a Câmara Municipal de Rio Azul fará a entrega de Título de Cidadão Honorário de Rio Azul para Luiz Edison Zuconellli e para André Armando Malojo (PSB). Segundo informações de bastidores, o título a Malojo era para ter sido entregue em julho, durante as comemorações do Centenário de Rio Azul. Entretanto, o prefeito Rodrigo Solda (PSDB) não teria assinado. Rodrigo Solda e André Malojo integram grupos políticos adversários.  Malojo foi candidato a vice-prefeito na chapa do Professor Júnior em 2016, quando Rodrigo Solda venceu a eleição. Brigas políticas à parte, agora, o título será entregue. 

Goy substitui Rogério Kuhn


Em Irati, o 1º suplente da Coligação PV/PSL/DEM, Douglas Conrado Goy (DEM), tomou posse do cargo de vereador na Sessão Ordinária do dia 27, em substituição a  Rogério Luís Kuhn (PV), que sofreu um acidente e está licenciado. Goy já havia assumido o cargo anteriormente e, em seu pronunciamento na tribuna disse: “Como fiquei como primeiro suplente tudo que eu mais quero é assumir uma vaga, portanto, estou sempre preparado e atento às sessões da Câmara, aos projetos e tudo aquilo que envolve o município, porém, nunca desejei uma situação como essa. Desejo, inclusive, uma boa recuperação ao Vereador Rogério, que está bem e em fase de recuperação”.