facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1099 - Já nas bancas!
03/12/2018

Fernandes Pinheiro implanta Sala do Empreender

Serviços diversos serão oferecidos empresas e micro empreendedores individuais (MEIs)do município. Através da Sala do Empreendedor a prefeitura busca incentivar o trabalho formal e a instalação de novas empresas

Fernandes Pinheiro implanta Sala do Empreender

Na manhã da última terça (27) a prefeita de Fernandes Pinheiro Cleonice Schuck, assinou o decreto número 157/2018 para a implantação da Sala do Empreendedor no município. Também foi assinado um termo de cooperação técnica com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que dará suporte ao funcionamento da Sala do Empreendedor.
Com a Sala do Empreendedor haverá simplificação e desburocratização dos serviços oferecidos às empresas e micro empreendedores individuais (MEIs), como agilidade na abertura, alteração na baixa de empresas, revisão continua dos processos e melhorias para facilitar os passos da jornada empreendedora. A equipe que atuará no espaço irá apoiar e orientar empresas locais a participarem de licitações, palestras e capacitações.  
De acordo com o secretário geral da Prefeitura de Fernandes Pinheiro, Fernando Matias, “o micro empreendedor individual, o MEI, será o principal comtemplado pela implantação dessa Sala do Empreendedor, que prestara atendimento antes, durante e depois da formalização, oferecendo orientações e informações, formalização de CNPJ, alvarás e emissões de documento”.
A sala do empreendedor tem a finalidade de ser um espaço físico centralizador de serviços públicos, o que confere agilidade aos procedimentos administrativos que impactam no dia a dia dos negócios e na dinâmica econômica do município.
A prefeita Cleonice Schuck destacou a importância que a sala do empreendedor terá para Fernandes Pinheiro. “Agradecemos imensamente essa parceria do Sebrae, sempre constante nas empresas, na gestão pública, e vem com uma somatória de conhecimento positivo para todo nosso empresariado. Eu acredito que esse espaço venha para iniciarmos um fortalecimento ainda maior e principalmente a união dos nossos empresários, a união do povo de Fernandes Pinheiro para que possamos desenvolver ações que  posam melhorar o nosso município”, disse.
Através da Sala do Empreendedor, a prefeitura e o Sebrae incentivam o surgimento de novos empreendimentos formais criando condições para aumentar a competividade dos pequenos negócios locais, o que visa contribuir para geração de mais empregos e para uma melhor distribuição de renda no município.
Outro aspecto importante é o apoio aos empresários para o acesso ao crédito, que será oferecido. O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Irati (Aciai), Elias Mansur, comentou sobre o suporte para acesso ao crédito.  “Eu sou conselheiro hoje da SGC [Sociedade Garantidora de Créditos], represento a região toda. Quero oferecer os trabalhos que já estão em Irati. Sociedade Garantidora de Créditos que é justamente para favorecer os pequenos empresários, MEI´s, nas suas atividades, reforma de estabelecimento, enfim. Nós somos garantidores de créditos junto aos bancos dos pequenos empresários”, fala. 
O Gestor de Ambiente de Negócios do Sebrae, Marlon da Rosa Farias explica que a criação da Sala do Empreendedor transforma a realidade local.  “Às vezes, num primeiro momento, a gente não sabe o que representa esta sala, mas é muito mais que um espaço físico na verdade, o objetivo dela é atender o micro empreendedor individual, o MEI. A figura do MEI foi criada em 2009 e hoje no Brasil já são mais de 7 milhões de MEIs, eram pessoas que antes estavam na informalidade, não tinham um registro, ou seja, não tinham acesso a benefícios”, comenta Marlon, referindo-se a direitos como aposentadoria, auxílio doença, licença maternidade, dentre outras garantias legais. 
A solenidade ainda contou com a presença da Gestora de Empreendedorismo Fabiola Cristhine Martins da Silva,  empresários, secretários municipais, agentes de crédito, representantes da Aciai, dentre outros.  

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul 

Fotos: Letícia Torres/Hoje Centro Sul 

 

 

Galeria de Fotos