facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1099 - Já nas bancas!
29/11/2018

1º Festival Internacional Denise Stoklos começou em Irati

1º Festival Internacional Denise Stoklos começou em Irati

Iniciou nesta terça-feira (27) a primeira edição do Festival Internacional Denise Stoklos (FIDS) de Solo Performance. O evento, que será realizado em diversos locais da cidade vai reunir artistas locais, nacionais e internacionais.

Serão promovidos espetáculos, oficinas e palestras dentro de uma grande programação que tem curadoria de Denise Stoklos. Arte, cultura e educação sendo oferecidas de forma gratuita para a população.

Na segunda-feira (26), a atriz Denise Stoklos esteve no gabinete do prefeito Jorge Derbli, convidando para participar do evento. Durante a conversa, o prefeito aproveitou a oportunidade para pedir ajuda no apoio da conclusão do teatro de Irati. A atriz também destacou a importância da promoção da cultura nas escolas.

Mostra Oficial FIDS

A Mostra Oficial FIDS está recebendo diversos artistas como Denise Stoklos (Paraná), Júlio Adrião (Rio de Janeiro), Ederson Miranda (São Paulo), Diego Starosta (Buenos Aires) e Daniela Biancardi (São Paulo). A primeira programação foi na terça-feira (27), no auditório da Unicentro, onde a atriz Denise Stoklos apresentou o Teatro para Crianças.

Nesta quarta-feira (28), às 20h, também no auditório Denise Stoklos, da Unicentro, será apresentado o espetáculo “A Descoberta das Américas”, com texto de Dario Fo e interpretado por Júlio Adrião. Já na quinta-feira (29) será a vez do espetáculo “Deuses: da origem do Universo à origem do teatro”, interpretado por Ederson Miranda. Na sexta-feira (30), às 20h, no auditório da Unicentro, será apresentado “Informe para uma academia: um ato teatral de Diego Starosta”. No domingo (02), o espetáculo será no Clube Polonês, às 18h, onde Daniela Biancardi fará a apresentação de “Dez Virginias”.

Os ingressos para os espetáculos são gratuitos e também serão disponibilizados na Rua da Cidadania, em Irati, a partir do dia 27 de novembro, das 09h às 19h.

Exposição

O Festival conta com uma exposição de Denise Stoklos com acervos do Centro de Documentação da UNICENTRO. Fotos, vídeos, reportagens de jornais, manuscritos, cartazes de divulgação dos seus espetáculos, dentre inúmeros outros materiais, estarão disponíveis para contemplação do público do festival.

Eventos paralelos

Durante toda a programação do Festival Internacional Denise Stoklos, vários eventos paralelos estarão acontecendo nas mais diferentes áreas. Estão agendados seminários, oficinas, palestras e também cinema, leitura dramática e apresentações em palco aberto.

Confira a programação completa do FIDS e mais detalhes do grande evento em www.fidsfestival.com. Informações na Secretaria de Cultura de Irati, localizada no Centro Cultural Clube do Comércio. O telefone é 3907 3158.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Foto: Karin Franco/Hoje Centro Sul

Galeria de Fotos