facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1099 - Já nas bancas!
12/11/2018

Sicredi Centro Sul PR/SC/RP reúne cerca de mil mulheres em eventos do Outubro Rosa

Ações arrecadaram itens não perecíveis que serão doados para entidades assistenciais

Sicredi Centro Sul PR/SC/RP reúne cerca de mil mulheres em eventos do Outubro Rosa

Cerca de mil mulheres participaram da 6ª edição do evento em alusão ao Outubro Rosa promovido pela Cooperativa Sicredi Centro Sul PR/SC/SP. O Outubro Rosa é um movimento internacional que visa à conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção contra o câncer de mama. Os eventos, realizados nos dias 17 e 18 de outubro, no Centro de Eventos Italiano, em Irati (PR), buscaram alertar sobre a doença e ao mesmo tempo a valorização da mulher, incentivando a ter uma vida mais saudável, estimulando a buscar seus objetivos e sonhos, ressaltando também a importância do seu papel na cooperativa.

O presidente da Cooperativa, Santo Cappellari, fez a abertura oficial dos eventos e falou sobre os números alarmantes do câncer de mama, reforçando que a prevenção é a melhor opção, por meio de exames periódicos e de uma alimentação saudável. O evento contou com a participação do Dr. Luiz Fernando Sella, que falou sobre a doença e os temas relacionados à melhoria da qualidade de vida. Após sua palestra, as participantes puderam tirar suas dúvidas. A programação da tarde iniciou com a psicóloga Kedma Nascimento, que ministrou a palestra “A missão da mulher”, que aborda a força e o poder feminino na sociedade e nas famílias, constituindo um momento de motivação, incentivo e valorização da mulher.

No primeiro encontro, estiveram presentes 519 mulheres das cidades de Prudentópolis (agência Rui Barbosa), Telêmaco Borba, Reserva, Teixeira Soares, Guamiranga, Imbituva, Cândido de Abreu, Rebouças e Irati (agência Centro). No segundo dia, aproximadamente 514 associadas de Prudentópolis (agência Avenida São João), Bituruna, Rio Azul, Porto União, Mallet, Irineópolis, Cruz Machado, União Da Vitória e Irati (agência Antônio Cavalin).

O resultado foi dois dias de muito aprendizado para todas as participantes. Rosangela Pissaia, de Rio Azul (PR), superou um câncer de mama e sente a importância desse alerta feito às mulheres. “Há sete anos eu passei por um de câncer de mama, retirei a mama direita, fiquei um ano sem cabelo e cheguei a escutar três vezes dos médicos que não havia solução, mas com muita fé e persistência consegui vencer. Esse evento que o Sicredi promoveu é muito importante, pois demonstra a importância de fazer todos os exames preventivos. As palestras foram ótimas, o Dr. Luiz Fernando deu dicas excelentes para o dia a dia e a Dra. Kedma mostrou o poder da mulher e o quanto temos força. O Sicredi está de parabéns.”

Foram arrecadados mais de 700 itens não perecíveis que foram separados igualmente e doados para seis entidades: Associação do Núcleo de Apoio do Portador de Câncer de Irati (ANAPCI) de Irati, Casa de Apoio Amor Fraterno de Porto União, Associação Casa de Apoio Restauração Divina (ACARDI) de União da Vitória, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Rebouças, Lar de Idosos – Nossa Senhora das Graças de Reserva e APAE de Bituruna. Todas as instituições foram sugeridas pelas caravanas de cada cidade e sorteadas durante o evento. As agências das cidades ficaram responsáveis pela entrega das cestas.

Câncer de Mama

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no Brasil, atinge cerca de 60 mil mulheres todo o ano e será responsável por cerca de 9,6 milhões de mortes no mundo em 2018. Para o Brasil, estimam-se 59.700 casos novos de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018-2019, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres, segundo estatísticas do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA).

Texto/Foto: Assessoria Sicredi

Galeria de Fotos