facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1093 - Já nas bancas!
08/11/2018

Programação cultural é destaque em Prudentópolis durante feriado

Entre quinta-feira (1º) e sábado (03) Prudentópolis recebeu dois eventos culturais: Virada Cultural e XXV Festival Nacional de Dança Ucranianas

Programação cultural é destaque em Prudentópolis durante feriado

A programação cultural foi destaque em Prudentópolis no último feriadão. Os eventos iniciaram ainda na quinta-feira (1º) com o início da Virada Cultural e terminaram no sábado (03) com as programações do XXV Festival Nacional de Dança Ucranianas, sediado neste ano em Prudentópolis.

Festival Nacional de Dança Ucranianas

O Festival de Dança atraiu ao município mais de 600 bailarinos de 28 grupos que encantaram a população com as danças ucranianas. Organizado pelo Grupo Folclórico Ucraniano Brasileiro Vesselka, o festival trouxe grupos que mostraram danças de diversas regiões da Ucrânia.

Desde 2013, o festival recebe grupos de outros países como Paraguai e Argentina. Nesta edição, além de grupos paranaenses, também participaram grupos de outros estados como Santa Catarina e São Paulo.

Um dos pontos altos foi a programação na Praça da Matriz, que contou com um Flash Mob mostrando as danças tradicionais da Ucrânia. A programação também contou com diversas apresentações no Ginásio de Esportes Gilmar Agilbert.

O Festival também marcou a comemoração de 60 anos do Grupo Folclórico Ucraniano Brasileiro Vesselka, reconhecido nacionalmente colecionando participações em diversos festivais, shows em feiras, exposições, congressos e outros.

Visita

Na quinta-feira (01), o prefeito de Prudentópolis, Adelmo Luiz Klosowski, recebeu a visita do embaixador da Ucrânia no Brasil, Rostyslav Tronenko. O embaixador convidou o prefeito para participar do XXV Festival Nacional de Danças Ucranianas. O prefeito agradeceu o embaixador pela visita e entregou um exemplar do livro “As Linhas de Prudentópolis’’. No sábado (03) o prefeito de Prudentópolis acompanhou a programação no Ginásio de Esportes Gilmar Agilbert.

Na quinta-feira, participaram da reunião a secretária de Assistência Social Beatriz Aparecida Klosowski, a secretária de Turismo Cristiane Boiko Rossetim, o secretário de Administração Eli Correa Fernandes, o Bispo Dom Meron Mazur, Meroslava Krevey do Museu do Milênio, e a professora Filomena do Instituto Santa Olga e Oksana Jadvizak.

Virada Cultural

O festival de danças ucranianas ocorreu durante as programações da Virada Cultural que reuniu diversos eventos durante o feriado.

As programações iniciaram na quinta-feira (01) com a abertura oficial no Clube Social Xll de Novembro. Ainda durante o dia aconteceu o 1º Festival Estudantil de Canção de Prudentópolis, além de apresentações de teatro, dança e música.

Na sexta-feira (02) a programação foi na Praça da Matriz, junto à programação do festival. No local, o público pode ver os grupos inscritos no festival a apresentarem diversas coreografias ucranianas. Já à noite, o público pode conferir a apresentação do violinista David Tavares.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Foto: Assessoria PMP

Galeria de Fotos