facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1093 - Já nas bancas!
06/11/2018

Secretaria de Saúde de Irati orienta sobre realização sepultamentos

Secretaria de Saúde de Irati orienta sobre realização sepultamentos

A Secretaria Municipal de Saúde de Irati, através das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, publicou uma nota no início desta semana dando orientações gerais sobre sepultamentos na zona rural e urbana.

Na nota, é explicado que as orientações, tanto para a zona urbana quanto a rural, são dadas com base do Código de Saúde do Estado do Paraná, 2004. “Que exige a apresentação da Certidão de Óbito emitida pelos Cartórios de Registro Civil para sepultamento”, diz comunicado.

A nota ainda esclarece sobre sepultamentos na zona rural. “Na zona rural os sepultamentos são autorizados pelos responsáveis, moradores da própria localidade, que são incumbidos da coleta dos dados necessários, sendo, portanto, terminantemente proibido o sepultamento sem autorização do responsável”, diz nota.

Ornamentos

A nota ainda ressalta a importância de evitar pontos de acúmulo de água, principalmente, quando colocar algum ornamento no túmulo ou capela mortuária. A orientação é dada para evitar um possível foco da dengue.

“Em relação à ornamentação da capela mortuária ou túmulo, para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypi (mosquito da dengue) que é o vetor transmissor da dengue, febre amarela, febre zika e chikungunya, com o devido respeito aos sentimentos dos familiares das pessoas sepultadas no cemitério municipal, porém tendo em vista a saúde pública, salientamos a importância que os vasos ornamentais devem ser preparados de modo a não conservarem água que permita a proliferação de vetores e que os familiares sempre verifiquem se não há nenhum ponto de acúmulo de água no túmulo ou capela do seu familiar, caso tenha, eliminar a fonte do acúmulo de água”, diz nota.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul