facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1093 - Já nas bancas!
05/11/2018

Editorial - A fé

Editorial - A fé

Quando há algum problema ou nos sentimos desmotivados, sempre ouvimos de alguém: "É preciso ter fé!". Mas o que é realmente a fé? A definição deste substantivo feminino é muito vaga nos dicionários. Eles dizem apenas que fé é crença, confiança, crédito.

No entanto, a fé é mais do que apenas uma crença. É algo inerente ao ser humano. Sem fé não há vida, não há esperança, não há sonhos. É preciso crer para esperar. Fé, em suma, é ver e apalpar o invisível.

As pessoas são movidas por esta força e conquistam os seus objetivos porque acreditam e lutam pelos mesmos. Os desafios são enfrentados e são vencidos quando se tem fé. As pessoas se superam no dia a dia e conseguem feitos admiráveis graças a esta força inexplicável que as impulsionam.

Tanto nas pequenas coisas quanto nas grandes, é preciso ter algo que nos dê motivação, que nos dê a certeza de que vale a pena lutar - mesmo que alguém diga o contrário. Dessa forma colocamos a fé em prática.

Em muitos lugares, a fé é colocada em prática de diversas maneiras. Uma delas podem ser encontrados em cemitérios da região. Diversos fieis deixam flores e placas em homangem em diversos túmulos dos cemitérios. As homenagens servem para agradecer milagres e bênçãos alcançados.

Nos túmulos, estão enterradas pessoas a quem a fé de populares atribuem milagres. As pessoas enterradas ali não são consideradas santas, nem são beatificadas ou canonizadas pela Igreja Católica.

Mas para muitos fieis, isso é apenas uma formalidade. Quem alcançou um milagre ou teve um pedido atendido tem a fé que naquele túmulo à uma santa que intercede a Deus e ajuda quem precisa, nos momentos mais angustiantes de suas vidas.

As placas e flores que cobrem esses túmulos são apenas exemplos práticos de que a fé é muito mais que apenas acreditar. É vivenciar algo que não tem explicação, mas que sente, se vive e se presencia em cada uma das histórias que são compartilhadas por aqueles que tiveram uma benção.