facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1093 - Já nas bancas!
26/10/2018

Chuvas na região estão perto da média histórica

Chuvas na região estão perto da média histórica

A quantidade de chuva registrada durante outubro já está próxima à média histórica da região. A estação da Simepar, localizada em Fernandes Pinheiros, registrou uma média de 169,6 mm de chuva até a última semana. A média histórica da estação é de 175,1mm.
Já na estação do Inmet, localizada em Irati, o acumulado até o início da semana era de 210,4 mm. Segundo a estação, apenas cinco dias dos 22 dias do mês não registraram chuva. 
Segundo o meteorologista, Tarcisio Valentin da Costa , já é esperado uma quantidade de chuva grande para o mês. “Estávamos no inverno, que é um período que chove menos no estado e, além disso, nos últimos três, quatro meses, as precipitações ficaram abaixo da média, ou seja, você já tem um período que chove menos, e choveu menos ainda nesse período, e agora volta com a entrada da primavera, que é o período que começa as chuvas, então coincidentemente – foi apenas uma coincidência, não há nenhum fenômeno de escala atuando – mas, com a volta da primavera, coincidiu a volta das chuvas”, comenta.
Frente fria e sistema de pressão baixa são as explicações para a chuva contínua. “Estamos aí com um sistema de baixa pressão, com vários dias atuando aqui sobre o Mato Grosso e o Paraguai, norte da Argentina, Mato Grosso do Sul, então esse sistema de baixa pressão fez com que tivéssemos forte instabilidade no estado. Nesse período tivemos a passagem de uma frente fria no oceano e entrou em fase com o sistema de baixa pressão, e fez com que as chuvas se intensificassem ainda mais, então tivemos em 72h bastantes chuvas no estado do Paraná”, explica.
A chuva deu uma trégua no fim de semana, mas volta nesta semana. Na quinta-feira, a chuva deve dar uma nova pausa e volta a chover na sexta-feira. A chuva permanece no sábado e dá lugar ao sol no domingo, que deverá ficar ensolarado com poucas nuvens.
Fim de ano
Ao contrário de outubro, novembro e dezembro deverão ser um pouco mais secos que o normal. “O mês de outubro deve ficar um pouco acima da média. Novembro e dezembro, os modelos se estiverem certo, ficará um pouco abaixo [chuva]. No âmbito geral, deverá ficar um pouco acima da média”, comenta.

 

Acumulado 210,4

Texto: Karin Franco