facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1093 - Já nas bancas!
26/10/2018

Solenidade marca oito anos da instalação da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar

Solenidade marca oito anos da instalação da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar

Na última sexta- feita (19), aconteceu na Câmara Municipal de Irati, a solenidade que comemorou os oito anos de instalação da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar em Irati.

Criada por meio do Decreto nº 8531 de 14 de outubro de 2010, a 8ª Companhia Independente é subordinada ao 4º Comando Regional. Compreende Irati e mais nove municípios: Inácio Martins, Rio Azul, Rebouças, Fernandes Pinheiro, Teixeira Soares, Imbituva, Guamiranga, Ivaí e Ipiranga.

O evento contou com a participação de diversas autoridades civis e militares da região, além dos Oficiais e Praças da Companhia, familiares, amigos e imprensa. Dentre os presentes, o ex-governador do Paraná, Orlando Pessuti, que endossou a criação da unidade. Também participaram o tenente-coronel Mario Jorge Alves Lopes, comandante do 16ª Batalhão de Guarapuava, o major Joas Marcos Carneiro Lins, comandante da 8ª CIPM, o juiz da Comarca de Rebouças, James Byron W. Bordignon, o vereador Edson Luis Elias e o secretário municipal de Segurança Pública, Luiz Carlos Ramos, representando o prefeito de Irati. Ainda participaram do evento, a promotora da Comarca de Irati Gabriela Cunha Melo Prado e o prefeito de Imbituva, Bertoldo Rover, além de outras autoridades, convidados e imprensa.

Os presentes relembraram a trajetória da Polícia Militar em Irati e comentaram a evolução de equipamentos, além de citar algumas pessoas que se destacaram pela contribuição à polícia.

Em reconhecimento, o major Joas Marcos Carneiro Lins fez a entrega das medalhas e moedas de mérito da 8ª CIPM. A concessão da honraria busca enaltecer militares, civis ou instituições que tenham contribuído com a Companhia, ou no interesse desta, auxiliado efetivamente na promoção da Segurança Pública dos municípios de sua abrangência.

O major ressaltou a honraria de poder homenagear policiais que trabalham na Companhia, bem como os que ajudaram na criação da mesma. “Fico feliz e ao mesmo tempo emocionado em poder homenagear àquelas pessoas fundamentais para a elevação”, disse.

Novo aplicativo da Polícia Militar

O novo aplicativo da Polícia Militar disponível para celular teve seu lançamento em Curitiba, e está previsto para chegar na região até o final do ano.

Com o aplicativo, será possível entrar em contato direto com os policiais, tendo a disponibilidade de tirar fotos e mandar a ação em tempo real.

O major Joas Lins comenta a importância dessa tecnologia. “Nós liberaremos policiais para compor mais viaturas nas ruas. A ideia é diminuir o tempo de angústia e diminuir o tempo para o policial chegar até o local. Quando ele for acionado, ele já sabe o local exato da ocorrência”, destacou.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Fotos: Jonas Stefanechen/Hoje Centro Sul

 

Galeria de Fotos