facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1087 - Já nas bancas!
05/10/2018

Programa Família acolhedora é lançado em Fernandes Pinheiro

Programa Família acolhedora é lançado em Fernandes Pinheiro

Na última quinta (27) aconteceu o lançamento do Programa Família Acolhedora em Fernandes Pinheiro. A solenidade ocorreu na Câmara Municipal e contou com a presença do juiz e da promotora da Comarca, de vereadores, secretários municipais e suas equipes, da prefeita Cleonice Schuck, do vice-prefeito Fábio Jacomel. 
Durante o evento, a população de Fernandes Pinheiro pôde saber mais sobre o Programa Família Acolhedora e os requisitos para participar. Neusa Cerutti coordenadora do Família Acolhedora do município de Cascavel falou sobre o funcionamento do programa em Cascavel e esclareceu dúvidas dos presentes. 
As famílias participantes do programa deverão dar apoio e assumir o papel de parceira no atendimento e na preparação para o retorno da criança ou adolescente à família biológica ou substituta. Por isso, a família acolhedora não necessita integrar a criança ou o adolescente como filho. 
As famílias escolhidas para realizar o acolhimento receberão por seis meses, período determinado de uma adoção provisória, uma ajuda de custo. A maioria das crianças e adolescentes que participam do programa retornam aos seus lares após o período de acolhimento em lares substitutos.
Uma criança de cada vez pode ser enviada para as famílias acolhedoras, uma exceção será nos casos de grupos de irmãos, onde a preferência e que fiquem juntos. Casais, mulheres e homens solteiros podem ser acolhedores. As famílias acolhedoras são selecionadas, capacitadas e acompanhadas pela equipe técnica do Serviço de Acolhimento.
 
O que é o Programa
 
O Programa Família Acolhedora é um projeto que cadastra e capacita famílias da comunidade para receberem em suas casas, por um período determinado, crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social, dando-lhes acolhida, amparo, aceitação, amor e a possibilidade de convivência familiar e comunitária. A família de acolhimento representa a possibilidade de continuidade da convivência familiar em ambiente sadio para a criança ou adolescente.
 
Pré-requisitos para a família participar
 
• Ter moradia fixa e ser domiciliado no Município de Fernandes Pinheiro há mais de 1 ano;
• Ter disponibilidade de tempo para oferecer proteção e apoio às crianças e adolescentes;
• Ter idade mínima de 21 anos, sem restrição quanto ao sexo e estado civil;
• Não estar habilitado ou em processo de habilitação para adoção;
•Apresentar concordância de todos os membros da família;
•Participar das capacitações.
 
Para maiores informações e inscrições: CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social Fone: (42) 3459-1318
 
Texto: Silmara Andrade
 
Fotos: Assessoria PMFP 
 
 

Galeria de Fotos