facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1087 - Já nas bancas!
04/10/2018

Prêmio Colmeia de Ouro foi entregue a Luiza Fillus

Prêmio Colmeia de Ouro foi entregue a Luiza Fillus

A professora Luiza Nelma Fillus recebeu o Prêmio Colmeia de Ouro, da Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro Sul no último dia 22 de setembro. A solenidade de premiação foi conduzida pelo acadêmico Rogério Carlos Born e ocorreu na sede da Câmara Municipal de Irati. Estiveram presentes acadêmicos, músicos, artistas, o reitor da Universidade Estadual do Centro Oeste, Aldo Nelson Bona, o prefeito de Irati, Jorge Derbli, e a secretária de Educação e Cultura de Irati, Rita de Almeida. 
Durante a cerimônia, foi lembrada a atuação marcante de Luiza Nelma Fillus em diferentes momentos da história de Irati, exercendo liderança e buscando a valorização das pessoas nas conquistas obtidas. “É sabido da grande, intensa e diversificada participação da acadêmica Luiza em diversas vertentes educacionais e culturais. Este ano a Alacs fez questão de lembrar do rico conjunto da obra que a homenageada produziu ao longo de sua vida, e com carinho e gratidão, reservou-lhe a outorga deste prêmio que, desde sua criação, tem o intuito de lembrar e celebrar pessoas que fizeram e fazem uma sociedade melhor”, destacou o presidente da Alacs, Herculano Batista Neto.
A homenageada, no uso da palavra, fez questão de lembrar dos momentos de luta em prol da Unicentro e seu reconhecimento, não esquecendo de personagens importantes para esta conquista. Falou da gratidão que sentia pela família, amigos, colegas de trabalho e pela vida.
Várias apresentações culturais ocorreram ao longo do evento. O coral Gaudeamus in Domino, liderado pelo maestro e acadêmico João Wilson Faustini e pelo maestro auxiliar Wellington Costa, cantou versão do Salmo 142 e a Canção Acadêmica. Membros da União Brasileira de Trovadores Seção Irati compuseram algumas trovas próprias para a premião e a integrante do Grupo de Teatro IR A TI Nelci Wolski fez uma performance solo.
Também foram lidas algumas manifestações enviadas por personalidades e entidades, entre elas, da artista iratiense Denise Stoklos, da Academia de Artes e Ciências de Cornélio Procópio e da Academia Palmense de Letras. Também foi destacada a presença de Lilia Souza, da Academia Paranaense de Poesia.

 

Da Redação/Hoje Centro Sul, com informações Alacs

Fotos: Divulgação/Alacs

 

 

Galeria de Fotos