facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1101 - Já nas bancas!
28/09/2018

55º Congresso de Jornais do Interior ocorreu em Torres

55º Congresso de Jornais do Interior ocorreu em Torres

Entre a sexta-feira (21) e o domingo (23) deste mês de setembro, 80 jornais marcaram presença no 55º Congresso da Adjori/RS - Associação dos Diretores de Jornais do Interior do Rio Grande do Sul. Foram mais de duzentas pessoas que tiveram oportunidade de troca de informações, experiências e oportunidade de integração com a vasta programação no Guarita Park Hotel, na cidade de Torres, incluindo palestras e workshop. 
A abertura do evento na noite da sexta-feira ocorreu em solenidade concorrida. O presidente Renato Cesar de Carvalho recepcionou os convidados e ao seu lado, na mesa de honra, estiveram o prefeito de Torres, Carlos Sousa, o presidente da Adjori de Santa Catarina, Minguel Ângelo Gobbi, o presidente da Adjori do Paraná e Adjori Brasil, Elísio Siqueira, o representante da Adjori Sergipe, Francisco Teixeira Filho, o poeta e historiador Joaquim Monckes, o diretor de Comunicação do Governo do Estado, Ricardo Azeredo, e o senador da República Paulo Paim.
Coube ao presidente Renato Carvalho a saudação e anunciar a abertura do evento que foi muito elogiado pelas autoridades da mesa. O prefeito de Torres mostrou-se impressionado com a presença dos jornais. Já os presidentes das Adjoris destacaram a importância do congraçamento e a força que a entidade gaúcha representa no contexto geral. O senador Paulo Paim falou da pessoa de Pedro Simon, que seria homenageado, na ocasião, mas que por estar hospitalizado não pode se fazer presente. Pedro Simon, quando governador, foi um incentivador da Adjori e por isso receberá uma placa de reconhecimento, que será entregue em outra ocasião.
 

Nova Diretoria 

O presidente da Adjori Brasil, Elísio Siqueira, foi chamado a dar a posse aos dirigentes da Adjori/RS, comandados por Renato Cesar de Carvalho, presidente reeleito. Membros da diretoria e conselhos foram chamados para assumir o compromisso até 2020. 
Diretoria: Presidente: Renato Cesar de Carvalho, Jornal O Semanário; 1º Vice: Jair Francisco de Souza, Jornal Estação; 2º Vice: Hélio Rubem Corrêa da Silva, jornal Bom Dia; 1º Secretário: Nei Balverdú, Gazeta dos Pampas; 2º Secretário: Jorge Elemar Bruxel, jornal O Farroupilha; 1º Tesoureiro: Júlio César da Silva, jornal O Imigrante; 2º Tesoureiro Luís Carlos  Conselho Fiscal: Renato Marodin, Jornal O Celeiro; Elton de Andrade, O Informativo Arroio do Meio; Vilson de Freitas Medeiros, Correio Dinâmico; Omar Luz, Jornal Momento; Voltecir Luis Fleck, Jornal Cidade de Gramado; e José dos Santos, Jornal do Mar. 
Conselho de Ética: Mauri Spengler, Jornal A gazeta de Campo Bom; Kátia Bortolini, Integração da Serra; Carlos Saraiva, Jornal de Capão; Paulo Jungues, Jornal de Cruzeiro; Ricardo Flores de Lima, Jornal de Nova Petrópolis; e Cleber Giovane Silveira, jornal Cenário de Notícias.
 

Palestras e informação

O futuro do jornal impresso foi palestra de Miguel Ângelo Gobbi, da Adjori SC, destacando a evolução no meio jornal. O evento no sábado de manhã antecedeu a palestra do Dr Eugênio Couto Terra, Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do RS, que falou sobre a responsabilidade civil dos jornais. À tarde um workshop enfocou “Convergência Digital- novas tecnologias e a incorporação do jornal on line”, trabalho de Eduardo Tirapelle e Gilberto Pacheco, da MSWI Informática. O dia ainda reservou o lançamento da carteira social da Adjori pelo Mauer Clube, através de seu diretor Rogério Mauermann e o fechamento dos trabalhos com a palestra “Jornal do Interior- A vida fora das redes sociais”, assunto enfocado por João Lemes, diretor do Jornal Expresso Ilustrado, de Santiago.
 

1º Prêmio Adjori de Jornalismo

A revelação dos jornais destaques com o 1º Prêmio Adjori de Jornalismo aconteceu na noite de sábado. Foi o ponto chave do Congresso que, através do projeto, busca estimular a atividade jornalística, com competitividade, motivação e crescimento de todos jornais. O primeiro Prêmio teve participação de onze jornais e 48 trabalhos apreciados. A Adjori organizou o troféu que teve comissão julgadora independente, a cargo da ARI- Associação Riograndense de Imprensa e Faculdade de Comunicação, Artes e Design da PUC/RS. O presidente da ARI, professor Luiz Adolfo, esteve na cerimônia de premiação revelando os destaques do ano, quando destacou que a comissão ao avaliar impressionou-se com a qualidade dos jornais.

Assessoria Adjori/RS

Galeria de Fotos