facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1087 - Já nas bancas!
28/09/2018

Urnas eletrônicas são lacradas em Irati

Urnas eletrônicas são lacradas em Irati

 

As urnas eletrônicas que serão utilizadas na eleição de 7 de outubro foram lacradas na quarta-feira (26) no Cartório Eleitoral de Irati.

Cerca de 153 urnas eletrônicas serão destinadas para as seções de Irati e outras 34 urnas serão destinadas para Inácio Martins.

As urnas ficarão armazenadas no Cartório Eleitoral até o dia da votação. No dia, elas serão transportadas para as suas respectivas seções.

De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral de Irati, Dirceu Wrobel Junior, cada urna possui os dados dos eleitores das suas respectivas seções. Assim sendo, um eleitor só pode votar em determinada uma urna.

No processo realizado nesta quarta-feira, além de auditoria em algumas urnas, foram colocados lacres em vários pontos das urnas, como na parte em vai um USB com informações do resultado, lacre em outros lugares com USB e lacres no espaço aonde irá os Flash Cards com informações. Se no dia da votação um dos lacres estiver interrompido, a urna é inutilizada.

O lacre é feito pela Casa da Moeda com um material próximo a um plástico. Todos os lacres também são assinados e possuem registro para que caso a urna seja violada.

O chefe do Cartório Eleitoral garante a segurança da urna eletrônica. “A urna não trabalha de forma online. Nossa rede é fechada e não tem acesso a nada”, explica.

 

Texto e Foto: Karin Franco/Hoje Centro Sul

Galeria de Fotos