facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1087 - Já nas bancas!
27/09/2018

Doação do IAP possibilita reforma do trilho do Parque Aquático de Irati

Recuperação dos trilhos faz parte da reforma que está sendo realizada para retomar o funcionamento do trenzinho no Parque Aquático

Doação do IAP possibilita reforma do trilho do Parque Aquático de Irati

As reformas necessárias para que o  trenzinho do Parque Aquático de Irati volte a funcionar estão entrando em sua fase final.
O  trilho no qual o trenzinho passa está sendo recuperado após uma doação de madeira de imbuía feita pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). O material havia sido apreendido e foi doado para a prefeitura de Irati para a recuperação.  
“Essas madeiras foram encaminhadas em forma de doação para a prefeitura municipal e houve a transformação para que os dormentes pudessem ser colocados à disposição do senhor Alfredo Van der Neut, que está voluntariamente coordenando a recuperação desta linha, e consequentemente do trenzinho, que passou por profundas reformas e em breve estará disponível para a comunidade”, conta o secretário de Segurança Pública, Luiz Carlos Ramos.
Ex-prefeito de Irati e agora voluntário, Alfredo Van Der Neut explicou como foi feita a recuperação. “No trem nós fizemos toda a revisão mecânica, elétrica e depois também de restauração de pintura. Tudo para deixar em condições de uso. Isso está pronto, praticamente pronto, também a estação está pronta, já estamos no final desses arremates. Estamos agora na confecção dos trilhos e da recuperação da linha do trem, trocando dormentes, arrumando os trilhos que estão tortos”, disse.
Ele ainda destaca que o mau uso ajudou a deteriorar a atração. “Eu acredito que muitos trilhos se perderam aqui por passar maquinário pesado em cima, equipamentos que não poderiam ter atravessado. Isso agora tem que ser refeito e bem feito para que dure bastante tempo”, disse.
O presidente do Rotary Club de Irati, José Maria Grácia Araújo, destacou a importância da atração para a cidade. “O trenzinho talvez seja o ícone mais importante, porque ele traz o início de Irati, ele traz aquilo que trouxe para Irati uma mudança lá no início do século passado em 1889, quando os trilhos da estrada de ferro chegaram em Irati”, conta.
O ex-prefeito também ressalta a necessidade de cuidado após a reforma, e lembra que muitos itens que guardavam a história do parque foram retirados como a placa de inauguração e de doação de itens ao espaço. “Fica o alerta aos próximos administradores que se precisa respeitar as coisas que são feitas”, disse.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul, com informações assessoria PMI

Foto: Reprodução

 

Galeria de Fotos