facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1087 - Já nas bancas!
19/09/2018

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

 

 

Candidaturas e o TSE

Até o fechamento dessa edição, 54 dos candidatos do Paraná foram considerados inaptos a concorrer à eleição desse ano e tiveram suas candidaturas indeferidas. Os dados ainda estão sendo atualizados pelo TSE. Na eleição para governador, constava no site do TSE apenas a candidatura de Priscila Ebara (PCO) aguardando o julgamento. Já o candidato Ogier Buchi (PSL) teve a candidatura indeferida, com recurso. Foram deferidas, estão aptos a concorrer, Ratinho Junior (PSD), Cida Borguetti (PP), Dr. Rosinha (PT), Geonisio Marinho (PRTB), João Arruda (MDB), Professor Ivan Bernardo (PSTU), Professor Jorge Bernardi (Rede), Professor Piva (PSOL).

 

Bolsonaro lidera as pesquisas

Segundo pesquisa referente à disputa presidencial realizada pelo instituto Datafolha e divulgada no último dia 14, Jair Bolsonaro (PSL) tem 26% das intenções de votos. Em segundo lugar estão empatados Ciro Gomes (PDT) e Fernando Haddad (PT) com 13%. Geraldo Alckmin (PSDB) está com 9%, Marina Silva (REDE) tem 8%, Álvaro Dias (PODE) 3%, Henrique Meireles (MDB) 3%, João Amoedo (NOVO) 3%, Vera (PSTU) 1%, Cabo Daciolo (PATRI) 1%, Guilherme Boulus (PSOL) 1%, João Goulart Filho (PPL) 0%, Eymael (DC) 0%. Branco/Nulo 13%. Não sabe 6%. A pesquisa ouviu 2.820 eleitores em 197 municípios brasileiros e foi realizada entre os dias 13 e 14 de setembro de 2018. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Levantamento registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR 05596/2018. Contratantes da pesquisa: Folha de S. Paulo e TV Globo.

 

TV em baixa

Observa-se nesta eleição 2018 uma mudança de comportamento dos eleitores. Enquanto em outras eleições a TV era o maior meio utilizado para a conquista de votos, nesta eleição parece não estar surtindo o mesmo resultado. O candidato à presidência com mais tempo de TV, 5 minutos e 32 segundos – Geraldo Alckmin (PSDB) –, aparece como o quarto candidato na pesquisa de intenções de voto Datafolha, divulgada no dia 14 de setembro (ver nota anterior). Enquanto isso, o candidato que aparece em primeiro lugar, Jair Bolsonaro (PSL), tem apenas 8 segundos de televisão.

 

Facebook em baixa

Um quarto dos usuários do Facebook deletou o aplicativo nos Estados Unidos e, no Brasil, a tendência de queda no uso desta rede social também já se observa. Pesa contra o Facebook o recente o escândalo envolvendo a consultoria Cambridge Analytica, que teve acesso a informações pessoais de clientes do Facebook e é acusada de usar estas informações para manipular a última eleição presidencial americana a favor de Donald Trump. Também pesa contra o Facebook a alteração em seu algoritmo – que trouxe grandes mudanças nas informações que aparecem para a visualização dos usuários em seus perfis pessoais.

 

Facebook x Whatsapp

No Brasil, nesta campanha eleitoral existe a influência das redes sociais. Entretanto os eleitores têm utilizado bem mais o Whatsapp do que o Facebook para compartilhar informações.

 

PT usa R$ 1,5 milhão do fundo partidário para pagar advogados de Lula

A campanha do ex-presidente Lula (PT) pagou R$ 1,5 milhão ao escritório de advocacia Teixeira, Martins e Advogados para prestação de consultoria jurídica referente ao processo eleitoral. Parte do dinheiro foi, necessariamente, pago com dinheiro público, vindo do fundo partidário. O escritório é o mesmo que defende o ex-presidente nos processos criminais da Lava Jato, incluindo o caso triplex do Garujá , que condenou Lula por corrupção e lavagem de dinheiro e o tornou inelegível, pelos critérios da Lei da Ficha Limpa. As informações foram divulgadas primeiro pelo jornal Folha de São Paulo nesta terça-feira (18) e constam na prestação parcial obrigatória de contas de candidatos e partidos políticos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Câmara de Mallet homenageia grupos folclóricos

Na noite desta terça-feira (18), a Câmara Municipal de Mallet realizou uma sessão solene para a entrega de títulos de cidadania. Grupos folclóricos do município foram homenageados durante a sessão.

Galeria de Fotos