facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1099 - Já nas bancas!
31/08/2018

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência tem atividades em Teixeira Soares

350 atletas das Apaes de toda a região participaram dos 27° Jogos Recreativos das Apaes

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência tem atividades em Teixeira Soares

Na última quinta-feira (23) aconteceram os 27° Jogos Recreativos das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), que são parte da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Os jogos acontecem todo ano e em 2018 foram em Teixeira Soares. 
Atletas das Apaes de toda região participaram em diversas modalidades. “Aproximadamente 350 alunos participam do evento, estamos com as nove Apaes da região, que são: Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Irati, Inácio Martins, Mallet, Rebouças, Rio Azul, Prudentópolis e Teixeira Soares”, relatou Lucimara Pedroso Fogaça, diretora da Apae de Teixeira Soares.
Segundo Henrique Melo, diretor de Cultura e Comunicação da Prefeitura de Teixeira Soares, a programação foi realizada durante todo o dia no ginásio de esportes e no centro de eventos. 
As atividades são específicas para crianças com algum tipo de deficiência. “Teremos toda a parte de recreação e jogos. Os jogos realizados nesse dia são todos diferenciados, não são jogos tradicionais, são jogos elaborados para atender essas pessoas”, explica Henrique.
 

Semana da Pessoa com Deficiência 

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla ocorre entre 21 a 28 de agosto. O objetivo é de estimular debates e fazer com que a sociedade reflita sobre o dever da igualdade para inclusão.
Com base no tema de 2018, "Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas", a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência reafirma a importância da participação da família em todos os processos de vida de seus filhos, seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação, e demais projetos, como na gestão das Apaes. 
“Nós vemos a importância da família nos ajudando e nos apoiando para que consigamos dar para esses alunos a igualdade, mostrar para a população que os nossos alunos são capazes, eles tem potencial e que nós podemos acreditar neles. E a família é considerada o elo mais importante que liga eles e a escola, então é uma semana que não podemos deixar passar em branco”, destaca a diretora da Apae de Teixeira Soares, Lucimara Fogaça.
Ela lembra que Apaes de toda a região realizaram atividades para divulgar o tema e cita as ações feitas em Teixeira Soares. “Durante toda essa semana nós fizemos atividades diferenciadas com os nossos alunos, momento de conscientização e palestras”, comenta.

Texto: Silmara Andrade/Hoje Centro Sul

 

Fotos: Jonas Stefanechen/Hoje Centro Sul

 

 

Galeria de Fotos