facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1099 - Já nas bancas!
21/08/2018

Irati em Imagens 2018 abre inscrições

Irati em Imagens 2018 abre inscrições

O concurso Irati em Imagens 2018 está lançado e aceita inscrições nas categorias “fotos” e “vídeos”, até o dia 09 de novembro. 
O regulamento, detalhes e premiações estão no site oficial do município e serão disponibilizadas versões impressas no Centro Cultural Clube do Comércio. 
Informações pelos telefones 3907 3158, 3422 1340 e 9 9936 7856.
Vídeos podem ser inscritos pelo e-mail brandvideoproducoes@gmail.com  e fotos pelo e-mail iratiemimagens2018@gmail.com .
A foto que estampa o cartaz, demais materiais gráficos e arquivos digitais desta edição do concurso foi a vencedora da categoria “Fotos Atuais”, de 2017. De autoria de Cesar Delong, tem o título “De Braços Abertos Para Irati”, e retrata o ouro, rosa e azul do céu de um entardecer na cidade, tendo em primeiro plano os braços que sugerem abraçar a imagem.
A promoção é da ALACS, Prefeitura, Centro Cultural Clube do Comércio, e Fundação Denise Stoklos, com apoio das empresas Nelson’s Foto e Brand Vídeo.
O concurso conta ainda com a parceria de empresas e entidades que dão estrutura à competição, como o Centro Cultural Clube do Comércio, a Fundação Denise Stoklos, e órgãos de imprensa locais.
Regulamentos e detalhes podem ser acessados no portal do Município em www.irati.pr.gov.br .
 

Concurso de fotos tem quatro modalidades

O 6º Concurso Fotográfico Padre Tadeu Dziedzic faz parte do projeto Irati em Imagens 2018 promovido pela Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro Sul do Paraná (ALACS) e Prefeitura de Irati, através da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico, com apoio de Nelson’s Foto.
A edição deste ano está dividida em quatro modalidades: fotos atuais, fotos temáticas (70 anos do Corpo de Bombeiros de Irati), fotos especiais (que utilizam recursos técnicos diferenciados) e fotos históricas (anteriores a 1980).
 

Fotos atuais

O concurso é aberto a fotógrafos amadores ou profissionais, com idade a partir de 10 anos. Poderão participar fotografias que tenham a notória identidade com o município de Irati, livres para qualquer temática, como pessoas, paisagens, arquitetura, cultura, e outros aspectos.
Cada fotógrafo poderá participar com no máximo três fotos e cada participante só poderá ser premiado uma única vez dentro desta categoria.

Fotos temáticas

Esta categoria no ano de 2018 propõe documentar os 70 anos do Corpo de Bombeiros de Irati. Condições, inscrição e material seguem o mesmo protocolo da categoria “Fotografias Atuais” e também terão idêntica premiação. Farão parte da exposição as 10 melhores fotos desta categoria.
 

Fotos especiais

São as fotos que utilizam recursos técnicos diferenciados e de equipamentos especiais, como lentes e filtros para efeitos especiais, fotografias feitas com uso de drone, e fotografias modificadas em quaisquer softwares que possibilitem alterações na fotografia.
 

Fotografias históricas (até 1980)

O objetivo principal desta categoria é despertar na coletividade, através de fotografias antigas de Irati, a busca pelo inédito e que tenham o caráter de resgate histórico. Aqui confluem registros familiares, de eventos políticos e sociais, arquitetônicos, religiosos, étnicos, de hábitos, costumes, aspectos culturais e turísticos do município de Irati, anteriores ao ano de 1980. Devem ser registros que possam ser inclusos no arquivo municipal. Só serão aceitas fotografias originais em papel, para que sejam digitalizadas. 

Vídeos

O 5º Concurso Irati em Imagens “João Wasilewski” categoria vídeos 2018, abrange produções de curta duração.
Com o tema “Irati, Nossa Cidade”, visa promover arte, cultura e o próprio município de Irati, a ALACS, a Secretaria de Cultura, através da Prefeitura e da empresa Brand Vídeo. A ideia é retratar sob os olhares mais variados, a cidade de Irati, através da realização de vídeos amadores, históricos ou contemporâneos e assim estimular a arte, a cultura, literatura, turismo e a preservação do patrimônio histórico.
Podem participar do concurso toda e qualquer pessoa residente ou não em Irati, desde que seja respeitado o tema do referido concurso. A participação é individual. Serão aceitos até dois vídeos por pessoa. 

Acompanhe

Ao longo das próximas semanas, o Jornal Hoje Centro Sul publicará as fotos ganhadoras da edição do ano passado no espaço da página 2.

Texto/Foto: Assessoria PMI