facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1099 - Já nas bancas!
13/08/2018

Irati recebe o 7º Encontro Regional de Haicai

Irati recebe o 7º Encontro Regional de Haicai

Na última sexta-feira (03), o município de Irati foi sede do 7º Encontro Regional do Haicai, que aconteceu no Centro Administrativo Municipal (CAM). O evento reuniu alunos, professores das escolas do município, comunidade, membros do Grêmio local e também do mais novo Grêmio do Brasil, o Sakurá, de Toledo.

A abertura do evento teve a apresentação da Banda Marcial CAIC, composta por 36 alunos da Escola Municipal João Paulo II, com a regência do maestro Rondom Gustavo Mansani, do Projeto Música e Arte nas Escolas. O projeto é desenvolvido juntamente pelas secretarias de Educação, Cultura e Bem Estar Social.

O encontro contou com a participação do palestrante Sérgio Francisco Pichorim, que pela quarta vez marcou presença em Irati. Ele é de São José dos Pinhais, engenheiro eletricista, doutor em Ciências e professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFP). Há 20 anos, em paralelo às atividades profissionais, Pichorim estuda e escreve haicai, motivado por uma maior aproximação do ser humano com a natureza e a arte. Tem trabalhos premiados em concursos nacionais e internacionais, com diversos livros publicados.

Em sua palestra, ele abordou entre outros aspectos o tema “Fundamentos do Haicai”. A palestra deu destaque às poesias de diversos autores, entre eles os paranaenses Paulo Leminski e poetisa Helena Kolody do Sul do estado, sendo a primeira mulher a escrever haicai, nos idos de 1946. A palestra foi acompanhada com grande interesse por um público de aproximadamente 70 participantes.

Ligando a teoria à prática, foi realizada oficina com produções de haicais pelos participantes, com apresentações dos poemas e análise das produções. A segunda parte do encontro foi o concurso denominado Grande Desafio, com o sorteio dos temas: “Pardal e Inverno” e “Sol de Inverno”, com opção dos participantes por um dos temas, para a composição dos haicais.

A premiação foi conferida aos sete primeiros colocados nas categorias juvenil e adulto. A premiação foi em medalhas e certificados, doados pela Academia de Letras, Artes e Ciências de Irati. Já os livros foram presentes do palestrante e do Grêmio.

A comissão julgadora do concurso foi composta por integrantes do Grêmio local, pelo palestrante e por Lucrécia Welter da Academia de Letras e do Grêmio de Toledo. As apresentações artísticas foram feitas pelos alunos do Instituto Federal do Paraná, Campus de Irati, com números de violino e cantos. A decoração do espaço foi feita pela professora Patrícia Tiuman.

Livro

No encerramento do encontro, deu-se o lançamento do livro Arrebol de Inverno, terceira edição no gênero, que contempla homenagem ao professor José Maria Orreda, in memoriam. Como chefe do Núcleo Regional de Irati, entre 1996 a 1999, ele oportunizou a vinda e a prática da poesia haicai na rede de ensino de Irati e região, rendendo aos alunos e professores grande destaque no cenário nacional e mundial, com a publicação dos poemas em antologias em Tokyo, no Japão.

O livro também registra mais de 60 haicais, poesias classificadas no Concurso Brasileiro de São Paulo e São Vicente do ano passado, sendo de alunos e professores, além dos poemas produzidos pelas integrantes do Grêmio, nas reuniões mensais ao longo do ano. A obra ainda contempla a história de 12 anos de trabalho voluntário do Grêmio com muitas conquistas dos alunos e professores de Irati, Fernandes Pinheiro, Teixeira Soares, Rebouças, Rio Azul, Mallet e Prudentópolis. Foram impressos mil livros pela Gráfica da Unicentro de Guarapuava com a parceria do Campus de Irati.

“As integrantes do Grêmio Haicai Chãos dos Pinheirais agradecem o apoio da Prefeitura Municipal de Irati, através das secretarias municipais de Educação e Cultura, do Núcleo Regional de Educação, da Academia de Letras de Irati, da Amcespar, da Unicentro, do Instituto Federal do Paraná, do Centro Cultural Clube do Comércio, do Grêmio Ipê de São Paulo e a todos que direta ou indiretamente colaboraram no êxito do encontro e do lançamento do livro”, disse Dorotéa Iantas Miskalo, integrante do Grêmio Haicai Chão dos Pinheirais.

Texto: Dorotéa Iantas Miskalo/Grêmio Haicai Chão dos Pinheirais

Foto: Ana Beatriz Born Boff/Grêmio Chão dos Pinheirais

Galeria de Fotos