facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1080 - Já nas bancas!
08/08/2018

Grupo Ucraniano Vesselka pode ter dia de comemorações incluído no calendário oficial do Estado

Grupo Ucraniano Vesselka pode ter dia de comemorações incluído no calendário oficial do Estado

O deputado Artagão Júnior esteve na noite de sábado (4) em Prudentópolis, onde prestigiou a XXVIII Noite Ucraniana, em comemoração aos 60 anos do Grupo Folclórico Ucraniano Brasileiro Vesselka.


Em maio, o parlamentar apresentou o Projeto de Lei nº 259/18, propondo a inclusão do dia de comemorações de grupo no calendário oficial de eventos do Estado do Paraná. 


“Estamos trabalhando agora para acelerar o projeto para que seja aprovado em plenário o mais rápido possível. O grupo Vesselka merece esse reconhecimento pelo papel cultural que desenvolve não só em Prudentópolis, mas em toda a comunidade ucraniana do Paraná”, disse o deputado. 
O vereador Anderson Alexandre Lemos, membro do grupo desde 1994, foi quem solicitou a intervenção do deputado Artagão Júnior. 


“O grupo comemora a noite ucraniana sempre no primeiro sábado de agosto do ano. É um evento consolidado. Somente neste último sábado, vendemos mais de 1000 ingressos para o jantar, que se esgotaram em dois dias e meio”, ressalta o vereador.   


O projeto de lei já teve o parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa e agora se encontra na comissão de cultura para análise. 


O grupo 


O Grupo Vesselka é reconhecido em todo o país e até no exterior, fazendo shows em feiras, exposições, congressos, festivais e outros. Obteve total sucesso na Feira Nacional da Arte e Cultura de Foz de Iguaçu, participando 18 anos consecutivos. 


O grupo é considerado uma associação civil, de caráter cultural, de duração indeterminada, sem fins lucrativos, sob responsabilidade da Paróquia São Josafat, porém é uma associação civil decretada de utilidade pública federal constituída por um estatuto que a normativa desde a data de 15 de março de 1989. 


Segundo o seu Estatuto, o "Grupo Vesselka, tem por objetivo principal o estudo, promoção, realização e divulgação, inclusive através de cursos de danças, cantos, teatros, musicais e tradições folclóricas, bem como as demais manifestações artísticas e culturais ucranianas e brasileiras, como contribuição para o desenvolvimento artístico e cultural". 


É formado atualmente por 90 componentes, de faixa etária distinta. O grupo se subdivide em grupos menores, chamados de Grupo Adulto onde quase todos são adolescentes, em média 16 a 26 anos, Grupo Juvenil e Grupo Infantil.  

 

Texto e fotos: Assessoria

 

Galeria de Fotos