facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1087 - Já nas bancas!
30/07/2018

Irati lança Inventário da Oferta Turística

Irati lança Inventário da Oferta Turística

O Inventário da Oferta Turística de Irati, elaborado através de convênio entre o Município e a Unicentro, foi apresentado e entregue para a população na tarde de quarta-feira (25)no salão de eventos da Aciai.

O prefeito Jorge Derbli elogiou “a brilhante parceria com a Unicentro” no levantamento de todos os potenciais turísticos de Irati. “Como iniciar qualquer trabalho nesta área, se a gente não sabe exatamente o que tem?”, indagou Derbli. “Há um sonho de fazer em Irati uma pequena rota turística, trazendo pessoas de fora, principalmente dos grandes centros, para conhecer coisas que para nós, são comuns e corriqueiras, mas que para este público, são grande novidade”.

O professor Diogo Luders Fernandes, chefe do Departamento de Turismo da Unicentro,salientou que o inventário identificou um número considerável de estabelecimentos que atuam direta ou indiretamente no setor de turismo. “Só como exemplo deste potencial, temos 23 atrativos culturais e 15 eventos programados no calendário oficial do município”, comentou.  E ele explica a importância dessas informações: “Este trabalho vai embasar o desenvolvimento do município, servindo de fonte de dados para gestores, estudantes e pesquisadores”.

A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, comandada por LuisAntonioAndreassa,fez a compilação de dados de todo o processo do inventário, cujo lançamento fez parte das comemorações dos 111 anos de Irati. Em breve, o Inventário da Oferta Turística de Irati será disponibilizado para download no site oficial de Irati em www.irati.pr.gov.br.

“Está dado o primeiro passo para evidenciar os potenciais turísticos de Irati, e esse é um passo fundamental. Mas o processo de pesquisa, levantamento e atualização destas informações não pode parar aqui”, destacou o diretor do Campus Irati da Unicentro, Afonso Figueiredo Filho.

Estela Mara Rosa, em nome da Agência de Desenvolvimento das Regiões Sul e Centro Sul (Adecsul), citou que, na sequência do inventário, seria muito importante fazer o Cadastur. “É um processo grátis e on-line que cadastra pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo”, explicou. Segundo Estela, este cadastro garante diversas vantagens e oportunidades de negócios aos seus cadastrados e é também uma importante fonte de consulta para o turista.

O programa é executado pelo Ministério do Turismo em parceria com os órgãos oficiais de turismo nos 26 estados e no Distrito Federal. Por meio dele, há incentivos para participar de programas e projetos do Governo Federal, programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo e acesso a financiamento por meio de bancos oficiais, entre outras vantagens.

Caldeirão Fest

O prefeito aproveitou a ocasião para anunciar um novo evento que poderá integrar permanentemente o calendário municipal. “Neste ano, no Rodeio de Irati, constatamos que todos os hotéis da cidade ficaram lotados. E neste ano não permitimos o camping, que geralmente atraía muitos jovens ao evento, mas não combinava com o espírito tradicionalista da festa. Então, para este público, teremos no dia 21 de outubro, o primeiro Caldeirão Fest, também no Centro de Tradições Willy Laars”. Derbli enfatizou que será uma festa para os jovens, com programação voltada para som automotivo, carros rebaixados e, se possível, Rodeio Country, além da parte musical embalada a rock, sertanejo universitário e funk.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul, com informações de assessoria