facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1093 - Já nas bancas!
06/07/2018

Em busca da vitória: Futsal feminino conquista título inédito nos Jogos Abertos

Em busca da vitória: Futsal feminino conquista título inédito nos Jogos Abertos

Foi no começo da tarde de sexta-feira (29) que dez atletas, mais equipe técnica, embarcaram em um ônibus da Secretaria de Esportes Irati em busca de um sonho. As meninas fazem parte da equipe feminina de futsal do Irati, que disputou no último fim de semana a final da fase regional dos Jogos Abertos do Paraná em Laranjeiras do Sul.

O sonho era trazer para Irati o primeiro título no futsal feminino dos Jogos Abertos. Comandada pelo treinador Aguinaldo dos Santos, a equipe já tinha tentado por dois anos alcançar o título, mas acabou batendo na trave, perdendo uma semifinal e uma final contra Laranjeiras do Sul.

Quando as atletas embarcaram na tarde de sexta-feira, o clima estava favorável para uma viagem tranquila. No caminho de ida, as atletas e membros de comissão técnica foram mais tranquilos, sem muito agito.

Na metade do trajeto de 3h30, entre Irati e Laranjeiras do Sul, a equipe parou no tradicional restaurante Três Pinheiros, um dos mais visitados por atletas nesse trajeto. A chegada aconteceu no fim da tarde.

Alojamentos

Assim que chegou à cidade que sediava a final, a equipe foi para o alojamento, localizado em um colégio municipal - espaço cedido pela organização do evento.

As meninas ficaram alojadas em uma sala e outra sala foi destinada aos demais membros da equipe. Os colchões e colchonetes usados até o domingo (1º) foram levados pelas próprias atletas no ônibus usado para chegar ao local.

Desafio

Apesar da empolgação de participar do campeonato regional e de saber que poderiam ter um bom desempenho, as meninas estavam cientes que um dos primeiros desafios era passar pelas quartas de finais. Naquela mesma noite, elas enfrentaram a equipe de Paulo Frontin.

Esse não foi o primeiro confronto entre as equipes neste ano. Na Copa Wisa, o Irati eliminou o adversário na fase semifinal da Copa Wisa, pelo placar de 5x2, no Ginásio Agostinho Zarpellon Júnior.

Obstáculo

Por volta das 18h25, a equipe do Irati começou a sair da escola para se deslocar para o Ginásio de Esportes Laranjinha. Mas antes mesmo do primeiro desafio no campeonato, a equipe passou por um primeiro obstáculo: ir ao local do jogo.

Isso porque o ônibus que levou a delegação não estava mais presente, já que teve que voltar para Irati onde iria transportar as equipes de basquete masculino e de vôlei masculino e feminino que também participariam dos jogos.

O jeito foi improvisar. Como não havia transporte para todo mundo da equipe, alguns se deslocaram para Laranjeiras do Sul de carro. Por isso, dois carros - um da Secretaria de Esportes, e outro do treinador Aguinaldo – levaram a equipe. Como não havia espaço para todo mundo, deu-se prioridade para quem iria jogar. Com isso, dois veículos voltaram ao mesmo local para buscar as outras quatro pessoas que ficaram esperando.

Jogo

Chegando ao ginásio, a equipe do Irati já sabia que iria enfrentar a equipe do Nova Laranjeiras, caso passasse para a semifinal.

Diante da equipe de Paulo Frontin, o Irati não encontrou muitas dificuldades para passar pelo adversário. A equipe praticamente dominou o jogo todo, e acabou vencendo o Paulo Frontin pelo placar de 12x0, e conseguindo a classificação para enfrentar no sábado, às 14h, a equipe do Nova Laranjeiras.

Pós-Jogo

A equipe comemorou o primeiro jogo em um restaurante, mas antes acompanhou seu futuro adversário. A equipe do Irati Futsal acompanhou somente o primeiro tempo do confronto, mas depois soube que a equipe do Nova Laranjeiras havia ganho por 4x0.

O dia terminou sob forte chuva quando atletas e equipe técnica voltaram ao seu alojamento para descansar para o desafio do dia seguinte.

2º Dia

O segundo dia começou no refeitório dos jogos. Após o almoço, a equipe do Irati Futsal se dirigiu novamente para o alojamento, onde as meninas começaram a se arrumar para mais um desafio. Por volta das 12h50, toda a delegação se encaminhou para o ginásio onde iria acontecer o confronto pela semifinal.

Nesse jogo, o Irati também não encontrou muitas dificuldades para bater a equipe do Nova Laranjeiras. Com uma boa atuação coletiva, o Irati goleou novamente pelo placar de 11x2. Mas diferentemente da partida anterior, o Irati Futsal demorou um pouco mais para saber quem seria o seu próximo adversário.

Após o jogo, a equipe se dirigiu a uma lanchonete do lado e teve um momento de descontração assistindo a uma partida da Copa do Mundo. A delegação chegou a voltar ao alojamento e à noite acompanhou o jogo entre Laranjeiras do Sul e União da Vitória, válido pela semifinal. Só que dessa vez a delegação ficou durante o jogo todo, e conheceu o seu próximo adversário, o Laranjeiras do Sul que ganhou de 5x1.

A equipe voltou para o alojamento e descansou para a grande final, onde teria a dura emissão de derrotar o time que foi seu algoz em duas oportunidades.

Grande final

O dia da final começou com grande expectativa, principalmente do treinador Aguinaldo, que atua desde o início do projeto. “Nós tivemos duas oportunidades de ganhar os Jogos Abertos, uma vez perdemos para esse mesmo Laranjeiras na semifinal, e na outra oportunidade perdemos para o Laranjeiras na final”, disse.

O time do Irati Futsal esse ano chegou como o grande favorito. A preparação foi intensa, segundo Aguinaldo. “Elas estão bem focadas. Nós estamos agora treinando todos os dias, então o time está bem preparado”, disse.

Já no Ginásio de Esportes Laranjão, a equipe encontrou um pouco mais de dificuldade, diferentemente dos outros confrontos. Mesmo assim, conseguiu mostrar uma melhor movimentação de jogo que o time da casa. Na primeira etapa, as decisões do árbitro geraram muita reclamação por parte da equipe do Irati. O primeiro tempo terminou 3x2 para as iratienses. Os dois gols do Laranjeiras do Sul foram marcados em Tiro Livre Direto.

Vitória

Com orientação do preparador físico Hiorran, que estava na arquibancada, a equipe do Irati Futsal foi pra cima no segundo tempo, em busca de matar o jogo e acabou garantindo o título. A equipe do Irati Futsal conseguiu ganhar pelo placar de 6x2, tendo o último gol feito pela jogadora Aline, que é prata da casa.

Após o jogo, equipe recebeu a premiação de primeiro lugar, sem a jogadora Flavianne, que acabou passando mal durante a partida.

Já com o título em mãos, a equipe voltou ao alojamento, onde esperou as demais equipes enquanto comemorava o título inédito.

Voltando para casa com o título

Com a vitória, Irati conseguiu pela primeira vez o título no futsal feminino dos Jogos Abertos. A volta para casa não teve glamour e o ônibus que trazia as meninas para Irati quebrou.

No meio da viagem, os passageiros sentiram um cheiro estranho. O ônibus chegou a parar duas vezes, até que em determinado ponto não andou mais.

A equipe que conquistou o título teve que sair do ônibus e esperar um segundo veículo que as levou à Irati. O segundo ônibus chegou às 23h40 e trouxe na bagagem um Ouro do futsal, duas Pratas do vôlei masculino e feminino, e um Bronze do basquete.

Homenagens

O título inédito rendeu homenagens às atletas que receberam na tarde de quinta-feira (05) um certificado de Honra ao Mérito da Prefeitura de Irati pelas mãos prefeito Jorge Derbli.

A cerimônia ocorreu no Salão Nobre de Prefeitura.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Fotos 1, 2, 4, 5: Bruno Vivi/Hoje Centro Sul

Foto 3: Divulgação/ Irati Futsal

Galeria de Fotos