facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1062 - Já nas bancas!
04/07/2018

Amcespar comemora seus 35 anos e presta homenagem aos ex-presidentes da entidade

Amcespar comemora seus 35 anos e presta homenagem aos ex-presidentes da entidade

Na manhã de quinta-feira (28), a Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar) comemorou seus 35 anos, durante um evento que reuniu prefeitos, ex-prefeitos, secretários municipais e representantes de entidades.   

Criada em 25 de março de 1983, a Amcespar teve como primeiro presidente o prefeito de Irati à época AntonioToti Colaço Vaz. Atualmente, a Associação é presidida pelo prefeito de Inácio Martins, Junior Benato, e congrega 10 municípios: Irati, Rebouças, Rio Azul, Mallet, Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro,Inácio Martins, Prudentópolis, Guamiranga e Imbituva.

"Tenho muito orgulho de ser o presidente desses 35 anos da Amcespar, mas sempre olhando para o passado e agradecendo o que já foi feito também”, afirmou Junior Benato, acrescentando que a instituição decidiu homenagear os ex-presidentes, que deram respaldo para o fortalecimentoda entidade.

Toti cita que a criação da microrregião “na época foi uma luta muito difícil”. Ele conta que Irati pertencia à União da Vitória, Prudentópolis à Guarapuava e Imbituva à Ponta Grossa.  “Mas eu sabia que a nossa região só poderia ter um avanço significativo nas ações públicas dentro dos municípios através da criação dessa microrregião e foi o que nós fizemos”, diz.

O primeiro presidente da Amcespar conta que foi enviada uma lei para a Assembleia Legislativa para rever os limites regionais. “O Governador José Richa estava reorganizando o estado, fortalecendo assim as microrregiões, eu já sabia do projeto de lei do governo, o que ele iria fazer pelo Paraná e daí, imediatamente, nós fomos em busca, criando a microrregião. Fomos até o Palácio Iguaçu levar uma ata da criação daqui, para que nós pudéssemos ter os núcleos regionais e felizmente ele nos deu apoio, deu certo. O primeiro núcleo criado foi na área da educação, o Núcleo Regional da Educação de Irati”, relembra.

Iniciativas mais importantes da Amcespar

Junior Benato e Toti destacam o que, em suas opiniões, consideram terem sido as açõesmaisimportantes da Amcespar. 

“Nós temos várias conquistas regionais, uma delas foi o braço do Erasto estar estabelecido aqui, no ano de 2017, aqui em Irati, que atende toda a nossa região. A patrulha rural também é uma conquista do Conder que faz parte do consórcio dos municípios administrado pela Amcespar/Conder. Nós podemos destacar também que agora nós estamos criando o roteiro turístico, um potencial muito grande da nossa região e quem sabe fazer Inácio Martins a Cidade Serrana do Estado do Paraná, sendo parte do roteiro turístico da nossa região da Amcespar”, disse Junior Benato.

Antonio Toti Colaço frisa a importância de ter sido destinada à Irati, a partir de 1983, toda a estrutura administrativa do Governo Estadual – Seab, Emater, Regional de Saúde, Secretaria do Trabalho, dentre outros núcleos regionais. “Eu creio que a nossa grande conquista foi regionalizar as ações administrativas do governo do estado. Isso,ao meu ver, foi o ponto alto durante todo esse tempo e continua sendo até hoje para atender toda a nossa região”, destacou Toti. 

Reunião ordinária                                        

Paralelamente às comemorações, neste dia 28 também ocorreu a Reunião Ordinária da Amcespar. Houve apresentações sobre a Incubadora de Negócios Irati (Ineti), sobre a Agência de Desenvolvimento do Centro Sul (Adecsul) e sobre a ampliação do volume de recursos arrecadados através do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Imposto SobreCirculação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

A professora do Departamento de Administração da Unicentro, Adriana Queiroz Silva,informou que a Incubadora de Negócios Irati foi oficialmente constituída em uma assembleia realizada em 28 de maio deste ano, tem a Unicentro como gestora, possui parceiros técnicos e financeiros, além de já possuir CNPJ.

Atualmente, segundo ela, a Incubadora está na fase de prospecção de parceiros.  "Quem estápreocupado com o desenvolvimento da região é quem é daqui", disse Adriana, incentivando as parcerias com empresas locais. O presidente da Amcespar, Junior Benato, destacou que a entidade será parceira financeira da Ineti. 

A presidente da Adecsul, Estela Mara Rosa,comentou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Agência há vários anos, sobretudo na área de turismo. Ela citou as ações que envolvem a região turística Terra dos Pinheirais, da qual participam os municípios do Centro Sul e disse que a Adecsul tem a expectativa de oferecer mais apoio aos municípios na realização de projetos. "Nosso objetivo é fazer com que a Adecsul consiga sua independência, estabilidade financeira, tenha funcionários e uma diretora executiva que vá atrás dos projetos necessários para os municípios", disse Estela.

Os representantes da Receita Estadual abordaram ações que os gestores municipais têm de executar para melhorar os índices que compõem o FPM e o ICMS. Todos os municípios da Amcespar tiveram melhoria nos índices em relação ao ano anterior, segundo o relatório provisório divulgado esta semana. Entretanto, segundo o presidente da Amcespar, é possível contestar os números e conseguir ampliação de repasses, comprovando ações ou assinando termos de ajuste de conduta. Além disso, foi citado que a Amcespar disponibiliza uma funcionária para dar apoio aos gestores nas questões relativas à melhoria dos índices.

Questão do lixo

O prefeito de Irati, Jorge Derbli, fez uma explanação sobre uma licitação que o município está realizando para solucionar a questãoda destinação do lixo. Ele frisou que o local usado para depósito de lixo no município está irregular e que sua gestão já foi notificada várias vezes devido ao fato.

Pela licitação, sem ônus, o município doará as 30 toneladas de lixo que produz diariamente para uma empresa que o beneficiará e transformará em placas, que têm diversos usos. O contrato será para um prazo de trinta anos e a empresa deverá começar a operar num prazo de nove meses.

O prefeito apresentou o projeto na Amcespar porque, para que o projeto seja viável, a empresa terá precisa de 50 toneladas de lixo por dia, logo poderá absorver os resíduos de outras cidades também – confira na próxima edição uma reportagem completa sobre o tema.  

Homenagens

Dos 18 ex-prefeitos que já presidiram a Amcespar, dez participaram do evento e foram homenageados com placas: AntonioToti Colaço Vaz, Gilberto Agibert Filho, Alfredo van der Neut, Felipe Lucas, Mario Pietroski, João Pedrolin Toledo, Vicente Solda, Otoni da Silva Pires, Sergio Luiz Stoklos e Claudemir dos Santos Herthel. Cinco prefeitos não puderam comparecer, mas justificaram a ausência, e três já são falecidos. 

Além dos ex-presidentes, a prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck, foi homenageada por ser a única mulher da região a comandar um município. Ela aproveitou a ocasião para fazer uma reflexão sobre a importância da mulher.

Texto: Letícia Torres/Hoje Centro Sul

Fotos: Ciro Ivatiuk/ Hoje Centro Sul

 

Galeria de Fotos