facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1078 - Já nas bancas!
03/07/2018

Incubadora de Negócios Irati foi lançada nesta semana

Incubadora de Negócios Irati foi lançada nesta semana

Aconteceu na terça-feira (26), o lançamento da Incubadora de Negócios Irati (Ineti), no campus da Unicentro/Irati. A iniciativa que vem sendo discutida e fomentada já algum tempo envolvendo vários parceiros técnicos e financeiros.

A Ineti é uma organização civil sem fins lucrativos, que tem como objetivo assessorar empresas, que estejam começando, dos pontos de vista técnico e gerencial. Outro papel da Incubadora é incentivar a geração e o desenvolvimento de micro e pequenas empresas industriais ou de prestação de serviços, e de base tecnológica ou de setores tradicionais da economia, capacitando o empreendedor.

A Ineti vai atender empresas em duas fases: a da pré-incubação e a da incubação, como explica Adriana Queiroz Silva, professora do Departamento de Administração da Unicentro e diretora-executiva da Ineti. “A pré-incubação é para aquelas pessoas que têm a ideia, mas ainda não sabem se ela é viável. É um processo de amadurecimento da ideia. Já a incubação é aquele processo em que a empresa existe, e nós daremos um apoio técnico e gerencial”.

A Ineti conta, no total, com 18 parceiros, e um deles, segundo a professora Adriana, é a Unicentro. “A Unicentro entra com a gestão da Incubadora, o que nós chamamos de Associado Gestor. Ela entra nesse processo auxiliando, acompanhando e monitorando os incubados e pré-incubados, entra como parceira no espaço físico, e também como parceira técnica, pois teremos alguns professores da Instituição que poderão auxiliar os incubados”.

A Associação Comercial e Empresarial de Irati (Aciai)também é uma das parceiras. “Desde o início da ideia, a Aciai é uma das apoiadoras da iniciativa. A Incubadora de Negócios, por estar atrelada a universidade, empresas e sociedade, caminha com todo o amparo necessário para trazer os resultados pretendidos”, avalia um dos diretores da Aciai, Oscar Muchau.

Atendimento ao Empreendedor

Na Aciai há o Ponto de Atendimento ao Empreendedor, que é vinculado ao Sebrae, que dá todo esse suporte na formulação de ideias. “Estamos disponíveis para a elaboração de plano de negócios para pessoas que queiram abrir um negócio, ou para os empresários que queiram abrir um novo, ou mudar de ramo. Além de diversos outros serviços que a Aciai disponibiliza”, explica a secretária Executiva da Aciai, Simone dos Anjos. 

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul, com informações de assessoria

Fotos: Assessoria Unicentro/Aciai

Galeria de Fotos