facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1080 - Já nas bancas!
29/06/2018

26º Congresso da Associação de Jornais teve a presença de Cida Borghetti e Ratinho Júnior

Realizado na Lapa, no último final de semana, o evento confirmou o fortalecimento da mídia impressa ediscutiu estratégias parao enfrentamentodos principais desafios do setor

26º Congresso da Associação de Jornais teve a presença de Cida Borghetti e Ratinho Júnior

O 26º Congresso da Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Paraná (Adjori-PR) reuniu, entre os dias 22 e 24 de junho, mais de 100 pessoas, no município da Lapa. Participaram diretores, jornalistas e colaboradores de 40 veículos de comunicação do Paraná. O evento contou com a presença de dois dos três principais pré-candidatos a governador do Estado, Cida Borghetti e Ratinho Júnior. Osmar Dias também foi convidado, mas não compareceu.

“Estamos avançando em todos os sentidos e este encontro nos provou isso. Tivemos o prestígio de várias autoridades estaduais, a contribuição de importantes profissionais da Comunicação e observamos a dedicação das equipes dos jornais e revistas, que demonstraram a vontade de estar cada vez mais preparados”, disse o presidente da Adjori-PR, Elízio Siqueira. 

Cida Borghetti, atual governadora, esteve na abertura do Congresso, no dia 22, quando fez um passeio de Maria Fumaça e acompanhou a solenidade que marcou o início do evento, no histórico Theatro São João, localizado no centro da Lapa.

“Os jornais locais cada vez mais ganham importância em nosso país e em nosso estado, além de serem uma tendência mundial. A comunicação em todas as cidades é especialmente vital para um governo municipalista e que busca avançar em todos os setores como o nosso. Ela é o próprio instrumento de mudanças, de progresso, de evolução dos municípios”, afirmou a governadora.

O secretário estadual da Comunicação Social, Alexandre Teixeira reafirmou o compromisso de transparência na divulgação das ações do governo. “Temos o dever de informar os paranaenses de uma maneira clara, ética e transparente e, para isso, contamos com os jornais locais”.

Ratinho Júnior, deputado estadual e pré-candidato a governador, conversou com os representantes dos jornais no dia 24, quando também  disputou uma partida de futebol com os integrantes da Adjori.Ele frisou que tem formação na área de comunicação, disse que têm consciência da importância de cada jornal e destacou o papel dos veículos da comunicação para a sociedade. “A imprensa tem esta função, ser o olho clínico da sociedade, para poder cobrar, poder fazer críticas construtivas”, afirmou. O pré-candidato ainda defendeu a importância de implantar um novo modelo político no país, com a nova geração. Ele citou o exemplo positivo das mudanças no judiciário, sobretudo por meio da operação Lava Jato, através da qual já foram condenados à prisão políticos de alto escalão, até mesmo um ex-presidente.

Abertura

A cerimônia de aberturacontou com a apresentação da Orquestra Jovem da Paz, comandada pelo maestro Plínio Oliveira. O momento também foi marcado por homenagens. Luiz Fernando Fedeger recebeu uma placa em reconhecimento pelos 25 anos do jornal Impacto e Francisco Heitor Fernandez pelos 29 anos do Primeira Linha.

 Além da governadora, também participaram da abertura do congresso o presidente do BRDE, Orlando Pessuti, o prefeito da Lapa, Paulo Furiatti, o prefeito de Contenda, Carlos Eugênio Stabach, o ex-prefeito de Pinhais Luizão Goulart e o coordenador dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV e Tecnologia em Marketing da Universidade Tuiuti do Paraná, Fábio Luiz Witzki. Outras autoridades, como deputados também estiveram presentes, em diferentes dias do congresso.

Aprendizado

A programação de sábado, dia 23, teve palestrascom os professores e/ou consultoresMenegatti, Álvaro Laranjeiras, Ana Maria Melech, Mônica Fort, Cley Linhares, Gilberto José Pacheco e Luiz Fernando Bond. Eles abordaram temas como conteúdo de qualidade, inovação, aumento da credibilidade dos veículos de comunicação impressos, fakenews, design thinking no desenvolvimento projetos comerciais, dentre outros.

Apoio

O 26º Congresso da Adjori-PR teve o apoio do BRDE, Sanepar, Copel, Itaipu Binacional, Fecomércio, Fiep,Faep, Universidade Tuiti do Paraná  e Prefeitura da Lapa. A Lapa é um dos municípios mais antigos do Paraná e a visita à cidade, importante destino turístico do estado, foi uma atração à parte.

Adjori-PR

A Adjori-PR foi fundada há 38 anos com o objetivo de unir e fortalecer os associados e desenvolver planos estratégicos em defesa da imprensa local paranaense. A associação é composta por mais de 60 jornais e revistas de todas as regiões do estado.

Os veículos filiados imprimem,juntos, uma média de 540 mil exemplares por semana e atingem aproximadamente 2 milhões de leitores. O congresso da entidade é realizado anualmente.

Texto: Da Redação Hoje Centro Sul

Foto: Agencia Estadual e Leticia Torres/ Hoje Centro Sul

 

Galeria de Fotos