facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1080 - Já nas bancas!
22/06/2018

Vereadores de Irati visitam escolas e repassam orientações sobre a importância do voto

Vereadores de Irati visitam escolas e repassam orientações sobre a importância do voto

Nos dias 13 e 14 de junho, o presidente da Câmara de Vereadores de Irati, Helio de Mello, juntamente com o vereador Edson Luís Elias e a coordenadora do Programa, Dione Cristina Antunes,estiveram nas escolas participantes do Programa Câmara Mirim repassando informações e orientações aos alunos do 5º ano sobre a importância do voto na hora da escolha do representante e a função do vereador na sociedade. Nos próximos dias, as escolas deverão eleger o Vereador Mirim e o Suplente, que tomarão posse no dia 11 de julho, às 9 horas, em alusão as festividades dos 111 anos de Irati.

Este ano, as dez escolas participantes do programa são: Escola Municipal João Paulo II; Plínio Anciutti  Pessoa; Francisco Stroparo; Olaria Filipaki; Rosalina Cordeiro de Araújo; Matilde Araújo Nascimento; Padre Wenceslau; Ana Amaral Gruber; Mercedes Braga e Tancredo Martins.

Os vereadores foram muito bem recebidos nas escolas pelas diretoras e coordenadoras, ex-vereadores mirins e principalmente pelos alunos, que estão empolgados e interessados no programa, sendo que em algumas escolas, os estudantes,inclusive, já estão em campanha, convencendo os colegas de classe, que serão os melhores representantes para a comunidade escolar.

De forma dinâmica e descontraída, o presidente da Casa, Helio de Mello, e o vereador Elias conversaram com as crianças, repassando orientações sobre os poderes constituídos e principalmente sobre o voto consciente, que deve ser feito de forma democrática com responsabilidade, conhecimento e confiança.

“Foram dois dias de aproximação com os mirins, período de despertar o interesse pela política, incentivá-los a pesquisarem sobre temas públicos e a compreenderem seus direitos e obrigações. Temos certeza que essas visitas proporcionam aos pequenos o interesse pela política, algo que se perdeu ao longo dos anos. Precisamos transformar essa realidade nos aproximando mais, mostrando que é possível fazer política honesta, de bem e contribuir para a melhoria dos serviços públicos”, afirmou o presidente Helio de Mello.

Na próxima semana, as escolas deverão divulgar os nomes dos vereadores e suplentes eleitos para a Legislatura 2018, que terá sua Sessão de Posse no dia 11 de julho, coma diplomação e juramento dos eleitos e eleição da Mesa Diretora.Assim como ocorre nas Sessões Ordinárias da Câmara, os cidadãos também poderão acompanhar os trabalhos da Câmara Mirim - Legislatura 2018 pelo site www.irati.pr.leg.br através do ícone “Sessões Gravadas”.

Texto/Fotos: Assessoria CMI

Galeria de Fotos