facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1064 - Já nas bancas!
19/06/2018

Obras do canal hídrico têm início

Obras do canal hídrico têm início

Tiveram início na manhã de quarta-feira (13) as obras do canal hídrico que será construído no centro da cidade. As primeiras providências consistem na remoção de todas as tubulações da Sanepar, que estão sendo feitas pela própria empresa.

Será necessária a adequação de todas estas manilhas na extensão integral do canal hídrico, antes que iniciem os serviços de confecção das novas galerias pluviais.

A frente de trabalho começou pela Rua Conselheiro Zacarias, em frente à Praça da Bandeira. As equipes precisam cortar o asfalto e remover a pavimentação para fazer as escavações. Com isso, ocorrerá certo transtorno no trânsito e para o comércio e moradores próximos.

Trata-se, contudo, de um procedimento necessário e incontornável para a realização do canal de escoamento de água da chuva que, com relativa frequência, se acumula nas imediações das ruas Munhoz da Rocha e Carlos Thoms.

Nesta primeira etapa, o serviço será sequencial. Ou seja, as equipes trabalham em um trecho, removendo as tubulações, fecham as valetas e passam para o trecho seguinte, até toda a extensão da área necessária estar concluída.

Em condições de tempo estável, cada segmento pode levar de um a dois dias para ficar pronto e, a partir de agora, a obra deverá prosseguir pelos próximos meses.

A Prefeitura pede a compreensão da população em relação ao incômodo que a construção deste canal hídrico possa causar. Mas significa um transtorno temporário para confecção de uma obra definitiva, e que se destina a melhorar enormemente o escoamento de água das chuvas em pontos críticos da área central de Irati.

Frente de trabalho irá impactar centro de Irati

A obra do novo canal terá um impacto enorme na realidade central da cidade durante sua execução, pelo tamanho e complexidade. Serão aproximadamente 200 metros de extensão, começando nas proximidades do Marama, entre o passeio e a Rua Carlos Thoms, para confecção de galerias de 1,5 metro de altura por quatro metros de largura.

Deste ponto, o canal descerá em direção à Praça da Bandeira e dali à frente da linha férrea para desembocar no Arroio dos Pereiras. O projeto todo envolve investimento de R$ 1.176.285,76.

Além do canal hídrico, a obra envolve a confecção de bocas de lobo maiores naquele trecho da Munhoz da Rocha.

Marechal Deodoro terá mão dupla provisória

Por causa das obras, o Iratran alerta à população que, desde esta quinta-feira (14), a Rua Marechal Deodoro, no trecho que vai da Rua Conselheiro Zacarias até a agência dos Correios,é de mão dupla. No local há equipes,tanto do Iratran quanto da Guarda Municipal, fazendo a orientação dos motoristas. Pede-se a máxima atenção de todos para esta alteração, que é provisória.

Assessoria PMI