facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1072 - Já nas bancas!
11/05/2018

Coordenadores da Defesa Civil recebem capacitação

O treinamento foi sobre sistema da Defesa Civil, voltado à prevenção e a manutenção de dados atualizados dos municípios e da região

Coordenadores da Defesa Civil recebem capacitação

Durante a segunda-feira (07) e terça-feira (08), coordenadores da Defesa Civil de 20 municípios da região se reuniram na sede da Associação dos Municípios do Centro Sul (Amcespar), em Irati, para participar de uma capacitação sobre o sistema da Defesa Civil, voltado à prevenção.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de Irati, capitão Jorge Augusto Ramos, o objetivo é preparar para a atuação na Defesa Civil. “Na Defesa Civil trabalhamos na prevenção, na mitigação, na preparação, depois quando eclode uma emergência, por exemplo, um vendaval, aí nós temos a fase de resposta e então a recuperação de cenários, então nesse treinamento vamos trabalhar ferramentas e formas de atuação para as três primeiras fases. O objetivo é que os municípios da nossa área tenham capacitação na preparação, na prevenção e na mitigação. Com isso irão levar bastante conhecimento, formas de trabalho, um horizonte mais largo, para que levem aos seus municípios e aos seus prefeitos esses conceitos e consigam aplicar, para que lá na frente se tenha uma redução de desastre”, explica.

A capacitação contou com o treinamento sobre o sistema informatizado da Defesa Civil. O assessor da Defesa Civil do Paraná, Misael Borges,foi um dos instrutores e conta que o treinamento visa dar mais detalhes sobre as informações que precisam estar no sistema. “O sistema de Defesa Civil agrega várias informações regionais e municipais. Nesse caso especificamente, iremos trabalhar com os coordenadores municipais, coordenadores de Defesa Civil, para dar instrução para melhor segurança deles, na eficiência e trazer mais resultado para o próprio município”, disse.

Os coordenadores receberam instruções para melhor desenvolver as informações que precisam ser atualizadas constantemente como os planos de contingência, que define responsabilidade em situações de emergência, as áreas de risco e informações sobre o cartão de pagamento de Defesa Civil, que ajudará os municípios a receber recursos em casos de desastres naturais.

No início da capacitação, o coordenador regional da Defesa Civil, José Adriano Prado Spak,citou a importância da parte documental estarem dia, para quando ocorre um desastre. “O que temos que ter em mente é que temos que estar preparados para minimizar o sofrimento e os danos à população afetada”, disse.

Para o comandante do 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros, major Emerson Saqueta Barbosa, é preciso que a sociedade esteja preparada para usar as ferramentas disponíveis em casos extremos, para que não haja maiores prejuízos.“A história nos ensina que países em momentos de guerra e catástrofe, os países que tinham sua unidade organizada, que ela mesmo conseguiria se defender, ser resiliente, ela sofre como todos sofrem, mas consegue se recuperar mais rápido, consegue fazer com que sua comunidade reverta  essa situação. É isso que queremos para nossa população, principalmente na nossa região dos Campos Gerais”, disse.

A região ainda contará com mais capacitações ao longo dos próximos dias. Na quinta-feira (10) e sexta-feira (11), a capacitação acontecerá para os municípios da região de Telêmaco Borba. Já na segunda-feira (14) e terça-feira (15), outra capacitação acontece em Ponta Grossa.

Presenças

Além de autoridades da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, a abertura da capacitação contou com a participação do prefeito de Inácio Martins e presidente da Amcespar, Júnior Benato, do prefeito de Rebouças, Luiz Zak, do prefeito de Teixeira Soares, Lula Thomaz, e do prefeito de Prudentópolis, AdelmoKlosowski.

Fotos/Texto: Karin Franco/Hoje Centro Sul

 

 

 

 

Galeria de Fotos