facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1093 - Já nas bancas!
08/05/2018

Qualificação profissional, um bem que está disponível na internet

Com a popularização da internet é muito comum encontrar cursos gratuitos nas mais diferentes áreas na internet. A falta de tempo e dinheiro já não é mais uma desculpa para não estudar

Qualificação profissional, um bem que está disponível na internet

Manter-se atualizado e buscar novas qualificações são condições essenciais para o sucesso profissional. Um grande entrave, entretanto, é a indisponibilidade de tempo para fazer cursos e também a falta de dinheiro para pagar por eles, já que geralmente custam caro.

Reunimos diversas plataformas e instituições reconhecidas que oferecem cursos gratuitos EaD (à distância) de qualidade comprovada. Esses cursos são ótimas oportunidades para atualização e qualificação profissional. Eles são ótimos para complementar seu currículo e podem fazer a diferença na hora de procurar oportunidades profissionais.

Os cursos gratuitos são oferecidos na modalidade à distância. O investimento feito pelo aluno se restringe ao acesso a um computador com internet. Esta é uma vantagem enorme, pois não há gasto com deslocamento e materiais didáticos. Você pode estudar no seu ritmo, no conforto da sua casa.

Listamos uma série de plataformas que oferecem cursos gratuitos nas mais diferentes áreas do conhecimento. Os temas desses cursos são diversificados, abrangendo diversas áreas profissionais.

Senai/Sesi

O Senai(Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e o Sesi (Serviço Social da Indústria) oferecem cursos com duração de 10 a 32 horas, voltados para pessoas que desejam entrar no mercado de trabalho ou que buscam aperfeiçoamento.  Cursos estão disponibilizados no endereço eadsenaies.com.br.

Alguns cursos disponibilizados: Noções Básicas de MecânicaAutomotiva,Desenho Arquitetônico, Empreendedorismo, Lógica de Programação, Matemática Básica e Inclusão Digital, Qualidade no Atendimento e Postura Profissional

Certificado: Após a conclusão do curso, o aluno precisa realizar uma avaliação e ter aproveitamento igual ou superior a 70%. O certificado disponibilizado pode ser baixado e impresso. Caso necessário, o sistema permite verificação de autenticidade.

FGV

A FGV (Fundação Getúlio Vargas) oferece cursos em áreas como Direito, Economia, Educação, Gestão e Sustentabilidade, com duração de 2 a 30 horas. Os cursos estão disponíveis no endereço http://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos.

Certificado: É necessário ter nota média igual ou superior a 7 nos testes. A declaração de conclusão fica disponível para impressão e pode ser validada no próprio site.

Veduca

Veduca é uma plataforma de ensino criada por um grupo de profissionais com o objetivo de compartilhar o conhecimento. Disponível no endereço https://veduca.org.

Em parceria com grandes universidades, o site oferece cursos gratuitos em diversas áreas. A plataforma coloca como diferencial o grau de credibilidade no conteúdo do material didático (vídeos, textos e atividades). São produções de professores da USP (Universidade de São Paulo) e de instituições de ensino dos Estados Unidos e Europa.

Cursos: Administração e Negócios, Economia, Gestão, Medicina e Saúde, Tecnologia.

Certificado: O curso completo é disponibilizado gratuitamente, mas sem certificado. Para obtê-lo, a plataforma oferece uma opção paga, com valor acessível, na qual o aluno terá duas oportunidades para acertar mais de 75% das questões da prova final.

Escola Virtual - Fundação Bradesco

A Fundação Bradesco é uma instituição brasileira atuante há mais de 60 anos no campo do desenvolvimento social. Ela criou o portal Escola Virtual, uma plataforma que oferece cursos gratuitos online, além de cursos semipresenciais - mais avançados, voltados para usuários experientes. Disponível em https://www.ev.org.br.

Diversas opções nas seguintes áreas: Administração, Aperfeiçoamento / Comportamental, Banco de Dados, Desenvolvimento de Aplicativos, Gestão e Governança, Informática.

Certificado: Para conseguir o certificado, é preciso ter, no mínimo, 70% de aproveitamento na avaliação final. O documento fica disponível para impressão no histórico do aluno.

Prime Cursos

A Prime Cursos do Brasil é uma plataforma de cursos online, que tem como forma de ensino um método didático simples, fácil e prático. São mais de 200 cursos gratuitos, de diferentes áreas, como: Administração, Comunicação e Vendas, Contabilidade e Finanças, Direito, Educação, Gastronomia e Confeitaria, Idiomas, Informática, Meio Ambiente, Moda, Música, Programação, Recursos Humanos, Saúde & Bem-Estar, Segurança no Trabalho, SEO e Webmarketing, Turismo e Hotelaria. Disponível no endereço https://www.primecursos.com.br.

Certificado: Todos os cursos são gratuitos, incluindo a avaliação. Após a aprovação da avaliação, o site cobra uma taxa para a confecção e o envio do certificado até a residência do aluno, se o mesmo desejar o documento.

Texto: Silmara Andrade/Hoje Centro Sul