facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1063 - Já nas bancas!
03/04/2018

Inácio Martins recebe conselheiros da Área de Preservação Ambiental

Produção de erva-mate agroecológica, aumento de repasses do ICMS ecológico e projetos ambientais foram alguns dos temas discutidos na reunião

Inácio Martins recebe conselheiros da Área de Preservação Ambiental

Na quarta-feira (21), em Inácio Martins, ocorreram discussões sobre a Área de Preservação Ambiental (APA) situada nos municípios de Inácio Martins, Irati, Mallet, Prudentópolis, Rio Azul, Rebouças, Guarapuava, Uniãoda Vitória, Cruz Machado, Paula Freitas e Paulo Frontin.

Participaram da reunião, conduzida pelo presidente do Conselho Gestor da APA, Juarez Baskoski, o presidente da Amcespar e prefeito de Inácio Martins, Júnior Benato,promotores do Ministério Público, conselheiros da APA, prefeitos e secretários de Meio Ambiente da região.

Erva-mate

O primeiro tema discutido foi a produção da erva-mate agroecológica. O técnico do Iapar,Edmilson Gomes, apresentou sobre esta produção, que é uma alternativa de renda para os agricultores familiares, principalmente aqueles que estão residindo nas áreas da APA.

O técnico fez um histórico sobre a produção da erva-mate na regiãoSul,lembrando os 100 anos do Contestado no Paraná e Santa Catarina, e frisou que a produção familiar dos ervais ainda se mantém.

Ele também apresentou o projeto que está em andamento envolvendo a Embrapa e Universidade WilfridLarien do Canadá. O pesquisador do Iapar, Francisco Chalmsohn, a pesquisadora da Embrapa Florestas, Maria Radomski, e o pesquisador Edmilson Gomes, do Iapar, são os responsáveis pelo programa no Paraná.

Investimentos

Durante a reunião, o prefeito Júnior Benatoe a secretária Tais Gonçalves Vieirafizeram uma apresentação sobre os investimentos da administração no setor de meio ambiente.

Entre as ações, destacam-se a criação da Associação de Catadores de MaterialReciclável, Projeto Porteira Adentro(que atende agricultores que estão na APA), além de investimentos em saneamento rural epoços artesianos. Também os trabalhos voltados ao meio ambiente, segundo os planos municipais de Saneamento Básico e de Resíduos Sólidos. Ainda foram citadas a participação no Conselho Municipal de Meio Ambiente e a reativação da Festa do Pinhão, que inclui o Projeto Gralha Azul que tem o apoio dos órgãos estaduais para preservar as florestas de araucárias.

Outro destaque foi a realização semanal de feira comprodutos agroecológicos, após a implantação nas escolas municipais de uma rede de educação ambiental.

APA

O prefeito de Inácio Martins, Junior Benato,citou que o município tem 51%de seu território  em áreas de preservação ambiental, e possui um índice de desenvolvimento humano (IDH) muito baixo.

Para melhorar esta realidade, tem sido buscadas soluções para o aumentoda arrecadação de ICMS ecológico.

Inácio Martins possui 76% da sua população residente na área da APA. O município também possui área indígena dentro da APA, áreas de faxinais, áreas de assentamentos em GoesArtigas.

Júnior Benato questionou sobre isso junto aos promotorespúblicos. “Que juntos possamos buscar essas soluções que possamos investir e contribuir devido ao município estar contribuindo com áreas de preservação de matas nativas no Paraná”, disse.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul, com informações de Vanderlei Kawa

Foto: Vanderlei Kawa