facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1080 - Já nas bancas!
28/03/2018

Hemepar entrega Selo Parceiro da Doação de Sangue

Solenidade também comemorou resultados de 2017, quando a unidade de Irati saltou de penúltimo para primeiro lugar em número de coletas de sangue no Paraná

Hemepar entrega Selo Parceiro da Doação de Sangue

Na noite de quarta-feira (21), o Hemepar de Irati fez uma solenidade para a entrega do Selo Parceiro da Doação de Sangue às empresas que colaboraram com a unidade de coleta no ano passado. A entrega do Selo é parte da Resolução 427/201 da Secretaria de Estado da Saúde.

Na ocasião, a equipe do Hemepar de Irati também comemorou os excelentes resultados atingidos em 2017. Através de parcerias com as secretarias municipais de saúde dos nove municípios da 4ª Regional de Saúde, empresas, Consórcio Intermunicipal de Saúde e Santa Casa, no ano passado a unidade de coleta conseguiu grande número de doadores e superou a demanda.

O Hemepar de Irati teve superávit de mais de 900 bolsas de sangue e foi destaque na Rede Hemepar no Paraná. “No ano passado tivemos 2.882 coletas, para 1.347 transfusões. Então tivemos um superávit pela primeira vez no banco de sangue. Conseguimos nos sustentar e ajudar”, contou a médica responsável pelo Hemepar, Larissa Mazepa. Em 2016, o Hemepar de Irati havia coletado 2.097 bolsas de sangue e feito 2.350 transfusões, deixando um déficit 253 bolsas de sangue. Com o aumento, o Hemepar de Irati passou de penúltimo para primeiro lugar em numero de coletas no Paraná.

Pessoas que colaboraram para esta conquista foram homenageadas. Dentre elas, uma funcionária da Prefeitura de Rio Azul, SilmaraPaczek, que conseguiu incentivar mais de 400 doadores de sangue no município. E um senhor, morador de Rio Azul, Jorge Baziewicz, que doa sangue há 20 anos.

Também houve o aumento no número de pessoas que se colocaram à disposição para transfusão de medula óssea. “Nós estávamos com uma média de 50%, e hoje nós passamos de 100% por mês”, destaca Larissa. “Agora vem o maior desafio de manter o nível de coleta como do ano passado. Para isso nós contamos com o apoio de vocês, para que nosso trabalho não pare”, comentou.

Além de representantes das empresas que receberam o Selo Parceiro da Doação de Sangue, estiveram presentes a chefe de divisão do Hemepar, Elvira Folda, a chefe da unidade de Irati, Emilinha Zarpellon, o diretor do Consórcio de Saúde, Luis Fernando Almeida ea diretora da 4ª Regional de Saúde, Jussara Aparecida Kublinski. Também participaram da solenidade os prefeitos de Irati, Jorge Derbli, e de Rio Azul, Rodrigo Solda, além do vereador Rogério Kuhn, representando a Câmara Municipal de Irati. “Como poder público, a gente vai fazer de tudo para que aumente esta oferta de vida para todos nós”, disse Derbli.

Rede Hemepar

A Rede Hemepar é formada por 22 unidades no Paraná, tendo quatro hemocentros regionais, com oito núcleos e nove unidades de coleta e transfusão, no qual Irati está incluído.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Fotos: Ciro Ivatiuk/Hoje Centro Sul

Galeria de Fotos