facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1101 - Já nas bancas!
09/03/2018

22ª Romaria do Itapará ocorreu domingo

22ª Romaria do Itapará ocorreu domingo

No último domingo (04), fiéis de diversos municípios do Paraná reuniram-se na Igreja Ucraniana Assunção de Nossa Senhora, em Irati, para participar da 22ª Romaria Penitencial do Itapará.

Tradicional, o evento que tem caráter espiritual de peregrinação, penitência e oração, mobiliza a comunidade católica ucraniana a participar de diversas atividades no belo distrito do Itapará.

Via Sacra, Santa Missa e confissão são alguns dos momentos mais marcantes do dia dedicado à aproximação com Deus. A reflexão sobre o sofrimento de Cristo e sobre o sentido da vinda do filho de Deus para a remissão dos pecados dos homens torna-se nítida para os fiéis que percorrem as estações, enfrentando trechos íngremes para chegar até a última estação, onde a ressureição de Cristo é lembrada.

Participar desta Via Sacra motiva milhares de pessoas a se deslocarem até Itapará todos os anos, no período de Quaresma. Muitos percorrem de ônibus os 50 quilômetros que separam o centro de Irati da sede do distrito. Lá, costuma prevalecer o sentido de comunhão, tanto nos rituais católicos ucranianos, como na convivência entre os fiéis. Tanto que a alimentação é comercializada a preços acessíveis, para que todos que quiserem possam participar. 

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Fotos: Divulgação