facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1079 - Já nas bancas!
08/03/2018

Reflexão

Reflexão

Um momento especial de reflexão. Em que é possível render-se ao encanto da sensibilidade aguçada e da doçura feminina ou deter um olhar crítico sobre as estatísticas que fazem o mundo da mulher pouco cor de rosa.

Ainda hoje, por mais que certas questões de gênero pareçam superadas, a mulheres estudam mais e ganham menos. Elas recebem 22,9% a menos do que os homens, apesar de representam 57,5%dos universitários brasileiros.

Quando o tema é violência, a situação piora para as mulheres. Segundo pesquisas, a cada 2 segundos, uma mulher é vítima de violência física ou verbal e a cada 6.3 segundos uma mulher é vítima de ameaça de violência.

Em relação aos casos de estupro, a disparidade entre o que homens e mulheres enfrentem é imensa. Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), de 2014, com base em números do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), de 2011, mostrou que 88,5% dos casos de estupro foram em mulheres e apenas 11,5% em homens.

Em 2015, foi criada a Lei do Feminicídio (Lei nº 13.104/2015), para englobar os casos em que mulheres são mortas pelo fato de serem mulheres. Normalmente, casos em que elas são mortas por seus ex-companheiros, que acreditam que elas são propriedades suas.

Diante de tudo isso,o Jornal Hoje Centro Sul optou, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, por produzir uma reportagem que trouxesse à tona as estatísticas relativas as construções históricas sociais e suas consequências nada cor de rosa, traduzidas em números e explicações de especialistas.

Sim é preciso levar a todos a doçura e o encanto femininos, mas é preciso ter clareza sobre osproblemas que ainda existem, para que possamos  evoluir. Por isso, a reflexão proposta na reportagem que destaca as desigualdades entre homens e mulheres que ainda permanecem.

Também, no aspecto positivo, o destaque de algumas das profissionais mulheres que atuam em diferentes áreas do mercado de trabalho e dão exemplo de garra e competência, vencendo obstáculos a cada dia.