facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1057 - Já nas bancas!
22/02/2018

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Política em Questão - Por Letícia Torres e Ciro Ivatiuk

Conquista para Inácio Martins e todo Centro Sul

Foi concluído o último trecho de asfalto que liga Inácio Martins à localidade do Guará, fazendo a ligação com a BR 277. Assim, uma nova era de prosperidade pode vir a se instalar neste município. Em conversa com comerciantes, antes mesmo da inauguração oficial,marcada para o próximo dia 22, às 16h, com a presença do governador Beto Richa, já se observa um considerável aumento no fluxo de veículos que cortam o município, movimentando o comércio local. Inácio Martins já possui ligação asfáltica com Irati e a rota agora asfaltada, que vai do município à BR 277, desvia de dois postos de pedágio na ligação entre Guarapuava e Irati.

O bom filho a casa torna

Na última semana, o ex-candidato a prefeito de Irati pelo PP, José Ronaldo Ferreira, o Ronaldão, esteve conversando com lideranças políticas ligadas ao secretário daJustiça, Trabalho e Direitos Humanos (SEJU),deputado estadual Artagão Jr. (PSB), demonstrando disposição em apoia-lo na reeleição. Ronaldão e Artagão têm um longo histórico de apoio mútuo, sobretudo no trabalho na área de saúde. Como Artagão também desenvolve váriasações em outros setores em Irati e região, isso facilita o trabalho.

PP iratiense está “fazendo água”

O termo “fazendo água” é usado quando uma embarcação está prestes a naufragar. A analogia pode ser aplicada ao PP, pois pouco se ouve falar na região em alguém que apostará em candidatos a deputado da sigla para a próxima eleição. Exemplo disto, é que o único vereador de Irati eleito pelo PP, Marcelo Rodrigues, tem demonstrado interesse em apoiar o secretário de Esporte e Lazer de Curitiba, Marcello Richa (PSDB).

Votos para todos os membros do governo

Boa parte do secretariado do governador Beto Richa, incluindo seu filho e seu irmão, tem intenção de concorrer a umacadeira no Legislativo, pegando carona no aumento dos índices de aprovação do governo, segundo pesquisas.  Na última semana, o secretário de Saúde, Michele Caputo Neto esteve em Irati anunciado sua pré-candidaturaa deputado estadual.

Muitos pais para a mesma criança

A vinda daunidade do Hospital Erasto Gaertner para Irati foi um marco na vida de muitos pacientes. Muitos se empenharam por este feito, em especial o mérito do trabalho que vem sendo desenvolvido há anos pelas voluntárias da Associação Núcleo de Apoio aos Portadores de Câncer (Anapci), decisivo para a escolha de Irati como local para a primeira unidade avançada do Erasto. Além disso, a própria unidade funciona no imóvel da Anapci – na sede construída com recursos provenientes de doações de várias colaboradores anônimos. Houve grande empenho político também para que o empreendimento tomasse corpo, incluindo o apoio financeiro dos municípios para a unidade do Erasto em Irati. A união de esforços foi decisiva para termos hoje o Erasto em Irati e é preciso manter o foco na defesa da saúde pública, evitando esta conquista coletivaseja alvo de alvo alguém que, em ano eleitoral, se denomine: “Oúnico pai da criança”.