facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1057 - Já nas bancas!
19/02/2018

Por que devo ajudar alguém?

Por que devo ajudar alguém?

Muitas pessoas se questionam os motivos para ajudar alguém. Para que pensem que são generosas? Ou que os outros ajudem em retorno?

Contudo, ajudar vai muito além do que os outros acham. Há quem diga quea verdadeira felicidade está na doação e no amor ao próximo. De nada valem nossas conquistas materiais ou pessoais sem acrescentarmos algo na vida das pessoas.

Porém ajudar ao próximo nos exige: doação, amor e fé. Cultivar amizades, orar e cuidar do próximo são atos que nos trazem enormes benefícios. Alguns dizem que não dependem de outras pessoas para atingir seus  objetivos ou que podem atingi-los sozinhos. Podem não depender, mas precisam! Precisamos de um ao outro para nosso próprio desenvolvimento.

Algumas pessoas plantam e esquecem-se da colheita, tem sucesso na vida profissional e às vezes  esquecem o verdadeiro motivo desse sucesso, a forma com que elas conseguiram aquele objetivo, deixando cair no esquecimento a gratidão e suas raízes. Ajudar o próximo nos faz rever nossos problemas e pensar o quanto somos tão pequenos, comparados às dificuldades de outras pessoas. Ajudar também faz um bem enorme para o corpo e a mente. A alma fica mais leve,  faz com que a vida siga seu percurso de forma natural, ao mesmo tempo em que aprendemos a lidar com as dificuldades. Estando envolvidos e não sendo nossos os problemas, nos faz sentir bem e úteis.

Ajudar nos mostra a importância do propósito de vida, a servidão ao próximo e a Deus. Principalmente nos descobrindo interiormente. A felicidade verdadeira é libertadora, traz paz e tranquilidade.  Ajude sem esperar nada em troca, porque automaticamente o bem retornará. Não importa o tipo de ajuda, seja material, espiritual ou através de palavras.

Em Irati, um grupo de amigos tem praticado essa atividade desde o ano passado, através do projeto Voluntaria. Sem levantar bandeiras e com o único propósito de ajudar o próximo, o grupo tem realizado mudanças na vida de muitas pessoas e nas deles próprios.

Além disso, eles mostram que não é preciso muito para ajudar. Levar um pouco da alegria que existe em você é uma das formas para contribuir para com a vida do próximo.  Ser grato às pessoas e familiares, pais, amigos, indiferente da posição social, também é outra forma simples de ajudar.

Ajudar o próximo, doar um pouco do seu tempo, além de ser um ato de amor, te trará uma sensação de plenitude e a felicidadeserá duradoura.