facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1050 - Já nas bancas!
14/02/2018

Início do ano letivo

Início do ano letivo

O início de fevereiro é marcado pela preparação das escolas para a volta às aulas. Em Irati, as escolas municipais voltam no dia 15 de fevereiro. Já nas estaduais o início da aula será 19 de fevereiro.

As aulas iniciam após o Carnaval, mas o trabalho iniciou bem antes. Algumas escolas aproveitam para reformar, pintar e arrumar o espaço para o novo ano letivo. E neste ano, muitas escolas da região conseguiram uma boa verba para revitalizar os seus espaços: 46 escolas receberam cada uma R$ 100 mil para as reformas. O recurso veio através do projeto do Governo Estadual “Escola 1000”.

Muitas escolas, especialmente algumas mais antigas, aproveitaram para revitalizar os seus prédios realizando adequações para novos equipamentos e modernizando sua estrutura.

Nas escolas municipais, o tempo também é de preparo dos professores e equipe de funcionários das escolas. Diversos municípios da região já iniciaram as suas Semanas Pedagógicas, capacitando e motivando os professores e funcionário para o ano letivo que inicia.

No entanto, enquanto escolas municipais e estaduais estão se movimentando para o início das aulas, pais e responsáveis de crianças que vão à Educação Infantil ainda estão em busca de uma vaga para seus filhos.

Segundo a Secretaria de Educação de Irati, a busca por uma vaga nos CMEIS é grande neste início de ano, mas a fila de espera já esteve maior no ano passado, quando 800 crianças esperavam por uma vaga. Atualmente, a fila está em aproximadamente 300 crianças. A diminuição da fila foi através de uma solução simples: a realização de um cadastro único. Assim, muitos pedidos duplicados desapareceram do sistema e o número real de crianças precisando foi encontrado.

A fila poderá terminar com o término de três obras de CMEIS em Irati: um no bairro Dallegrave, um no Rio Bonito e outra na Vila São João. As obras possuem verbas do Governo Federal. Contudo, a solução parece não ser tão simples quanto foi a diminuição da fila de espera. Burocracia e intempéries fizeram com que houvesse a demora. Uma delas começou a ser construída apenas ano passado.

Nesta semana a prefeitura de Irati se reuniu com as empreiteiras que se comprometeram a finalizar as obras em um tempo máximo de 12 meses. Resta agora a população observar e ficar atenta ao andamento das obras, especialmente, porque estamos em ano eleitoral.