facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1041 - Já nas bancas!
02/02/2018

Conheça mais sobre a modalidade Ensino à Distância

Gestor do pólo Unicesumar Irati, Michael Silva, esclarece algumas dúvidas sobre esta modalidade de ensino

Conheça mais sobre a modalidade Ensino à Distância

Com o cotidiano agitado e a necessidade de capacitação profissional constante, o ensino à distância tem se tornado uma opção à população. De acordo com o último Censo da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), a Educação a Distância  (EAD) retêm 17,4% do total de matrículas realizadas no ensino superior no Brasil. Ou seja, dos 8 milhões de universitários, 1,4 milhão estão cursando à distância. O gestor do polo Unicesumar Irati, Michael Silva, esclarece algumas dúvidas sobre a modalidade de ensino.

O que é e como funciona a Educação a Distância?

Michael: A Educação a Distância (EAD) é uma modalidade de ensino não presencial, mediada por tecnologias.A EAD trouxe mais flexibilidade de horários e locais de estudos. Diferente do convencional, o aluno não precisa estar presente em sala. As aulas são disponibilizadas de forma on-line, sendo que algumas instituições, como a Unicesumar, transmitem as aulas ao vivo diretamente dos estúdios para todo o Brasil e ficam gravadas com possibilidade de acesso no horário que o aluno desejar. Porém, ele não estará sozinho, pois conta com um polo de apoio presencial, onde também efetua as provas.

Quais as vantagens da EAD?                

M: A flexibilidade do tempo e o controle que o aluno tem sobre os estudos são alguns dos diferenciais. O estudante desta modalidade tem mais facilidade em conciliar a vida pessoal e profissional aos estudos.A modalidade a distância possibilita, também, que pessoas que residam longe de instituições de ensino consigam concluir cursos de graduação e pós-graduação, mesmo não podendo estar presente constantemente no polo de apoio presencial. Desta forma, ele pode optar por escolher uma instituição séria, reconhecida pela qualidade de ensino que oferece, sem precisar residir na mesma cidade.

Outro ponto positivo muito importante é a economia que o aluno consegue ao optar pela Educação a Distância; além de não gastar com transporte todos os dias, as mensalidades são até 50% mais baratas.

A EAD é mais fácil que o presencial?

M: Não, isto é um mito. Um aluno da EAD precisa ser ainda mais disciplinado, pois o fato de ter flexibilidade não significa que é livre de estudar. Ele precisa sim saber estabelecer horários para leitura, realização de atividades, interação com a turma e tirar dúvidas com o tutor. E as avaliações e trabalhos de conclusão de curso são normais como qualquer outro.Portanto, é importante que haja esse compromisso consigo mesmo de que irá estudar com autonomia. Quem busca naEAD uma oportunidade de encurtar o caminho para conseguir um diploma com mais facilidade deve abandonar a ideia.

As empresas aceitam o diploma da EAD?

M: Com toda certeza. Inclusive não há distinção ou menção da modalidade no diploma EAD ou presencial, portanto tem a mesma validade. E o preconceito que existia alguns anos atrás desapareceu. Notou-se que alunos dessa modalidade de ensino se destacam ainda mais tanto na classificação nos exames do ENADE – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, quanto na vida profissional em si, pois o fato de já terem a cultura de organização e autodisciplina, que contribui muito no ambiente profissional.

Como saber se uma instituição é de qualidade?

M: Existem hoje muitas instituições EAD, e fazer a sua escolha afeta diretamente a carreira profissional do aluno.A primeira busca que o candidato deve fazer é sobre os índices de qualidade no MEC.O IGC (Índice Geral de Cursos) é um indicador de qualidade que avalia anualmente as instituições de educação superior. Ele vai de uma escala de 1 a 5. Índices 1 ou 2 são consideradas insatisfatórias e a instituição fica sob supervisão do MEC, com algumas sanções como o fechamento de vagas; índice 3 é satisfatório; índices 4 e 5 são de excelência. Apenas 4% das instituições de ensino estão avaliadas neste nível, e temos a satisfação em termos conquistado este índice de excelência pelo sétimo ano consecutivo com a Unicesumar.

Outra questão a se analisar é a qualificação dos professores. O estudante deve procurar saber se os docentes possuem mestrado ou doutorado e suas experiências acadêmicas. Neste quesito, a Unicesumar também se destaca com 80% dos seus professores mestres e/ou doutores. Avaliar a grade curricular dos cursos e o material didático oferecido também faz toda a diferença.

Além dos índices oficiais, sempre recomendamos fortemente a pesquisa boca a boca. É muito importante conversar com outros alunos para saber como funciona a metodologia, o atendimento e visitar o polo para conhecer a estrutura oferecida. A Unicesumar de Irati, por exemplo, é modelo dentro da rede, disponibilizando computadores de última geração em estações amplas e modernas inclusive com cadeiras presidente em couro. São preocupações com o conforto nos estudos que poucos têm.

É muito comum também haver instituições despreocupadas com o desenvolvimento do acadêmico, que não prestam auxílio às dificuldades e fazem um mau atendimento. São as famosas instituições que fingem que ensinam, com alunos que fingem que aprendem. Infelizmente, este aluno é muito prejudicado a curto e longo prazo, pois o conhecimento que deixou de adquirir na vida acadêmica fará muita falta na vida profissional. Inclusive, no meio empresarial, especialmente em grandes centros, já existe certa resistência em contratação de profissionais formados por algumas instituições que ficaram rotuladas como vendedoras de diploma. O candidato deve ter em mente que estará confiando sua carreira profissional àquela instituição e passará os próximos anos de sua vida ligada a ela.

Sobre a Unicesumar

A Unicesumar possui quatro campi de ensino presencial nas cidades de Maringá, Curitiba, Londrina e Ponta Grossa/PR. O polo da Unicesumar em Irati está localizado na Rua 19 de Dezembro, 280.Mais informações: 3423-1010 / 0800 600 6360

Texto: Assessoria Unicesumar

Foto: Divulgação

 

 

Galeria de Fotos