facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1080 - Já nas bancas!
31/01/2018

Iraty está na reta final de preparação para a Divisão de Acesso

Equipe passa por mudanças no elenco, ganhou jogadores que já atuaram em grandes times como o Corinthians, e se prepara para jogar amistoso em casa

Iraty está na reta final de preparação para a Divisão de Acesso

O Iraty Sport Club está em suas últimas semanas de treinamento antes da estreia na Divisão de Acesso, que será contra o Rolândia no dia 10 de fevereiro, no Estádio Emílio Gomes. A equipe comandada pelo treinador Adriano Kanaã está na expectativa de fazer uma boa estreia e embalar em busca do acesso a elite do futebol estadual.

Até o momento, o Iraty realizou três jogos-treino nessa pré-temporada. A primeira partida aconteceu no Centro de Treinamento do Clube Atlético Paranaense (CT do Caju) em Curitiba, no dia 10 de janeiro, onde o Iraty saiu derrotado pela equipe do Atlético por 1x0.

No dia 11, a equipe iratiense viajou para Santa Catarina para enfrentar a equipe do Joinville no CT Morro do Meio, em Joinville. O jogo terminou em igualdade, pelo placar de 0x0. No dia 16, o Iraty enfrentou o Londrina no Estádio do Café, em Londrina, onde foi derrotado por 2x0.

A diretoria do Azulão tenta marcar um amistoso para o dia 3 de fevereiro, em Irati. O treinador Adriano Kanaã explica que quer oportunizar ao iratiense ver o seu time em casa. “Nós estamos procurando uma equipe para jogar contra nós no dia 3, porque queremos dar um presente para o torcedor. A gente está contatando algumas equipes, lógico, não equipes de nome, porque a maioria dos campeonatos já começou. A gente não consegue trazer uma equipe de grande porte. Então, a gente vai tentar trazer uma da terceira, que esteja montando o seu elenco, ou outra, para poder fazer um amistoso dentro de casa”, disse.

Elenco

O Iraty conta em seu elenco com aproximadamente 45 atletas. O treinador explica que foram selecionados jogadores de diversos lugares. “Selecionamos vários atletas, de várias cidades, alguns, por sinal, que estavam muito tempo parados”, relata.

Adriano comenta que com um grande elenco, os titulares serão mais selecionados. “É lógico que com um elenco grande assim, vai ser enxuto, alguns estão treinando para jogar nas categorias de base”, explica.

E alguns atletasjá trabalharam o treinador com em outras equipes. “Desse elenco aqui, 22 jogadores já trabalharam comigo em outras equipes”, completou.

Um ponto separou o Iraty da primeira divisão 2018

No ano de 2017, o Iraty esteve muito perto de conseguir o acesso para a elite do futebol estadual, para as competições desse ano. O time era comandado pelo treinador Play de Freitas e sofreu o gol da equipe do União na segunda etapa, em partida realizada na cidade de Francisco Beltrão e deu adeus à competição.

Para o treinador Adriano Kanaã, a disputa do ano passado não pode ter nenhum efeito de comparação com a desse ano. “Comparar um campeonato de um ano para outro dá uma diferença. Você olhar as equipes que têm hoje na segunda divisão, todas elas estão investindo, todas elas estão trabalhando forte. Ano passado, a gente sabe que tinham muitas equipes fracas. Eu acompanhei o campeonato ano passado e foi um campeonato muito fraco. Esse é um dos mais fortes campeonatos paranaenses que vai ter,então a gente está se preparando para o campeonato desse ano”, relata.

Para o treinador, os jogadores que disputaram pelo clube no último ano precisam ser reconhecidos, mas segundo ele, é necessário ver o contexto do campeonato. “Nós temos que dar mérito para os atletas, mas reconhecer que o campeonato do ano passado era muito mais inferior”, afirmou.

Base

O treinador Adriano Kanaã confirmou que o Iraty irá ter sua participação no Campeonato Paranaense Sub-19 e também na Taça Paraná Sub-23 –competição em que o campeão ganha o direito de disputar o Campeonato Brasileiro da quarta divisão em 2019.

Investimento

Com um investimento forte, no mês de dezembro, o Iraty fechou uma parceria com a empresa Kanaã Sports, que agora é a nova gestora do futebol do clube. O contrato entre as partes tem duração de dois anos.

Em pouco tempo a empresa trouxe atletas que já passaram por clubes de renome no futebol brasileiro, como o volante Almeida que foi revelado pelo Vasco da Gama e atuou pelo Corinthians. Outro jogador trazido pela empresa é o jogador colombiano DiegoAmbuila, que já atuou pelo Palmeiras.

Iraty fecha parceria com o Grêmio Prudente

No final da semana passada o Iraty fechou uma parceria com o Grêmio Prudente, da cidade de Presidente Prudente (SP).

O acordo firma um empréstimo do elenco Sub-23 do Iraty para a disputada da Segunda Divisão do Campeonato Paulista.

O treinador da equipe também será Adriano Kanaã. “Eu já assinei o contrato, logo que terminar o campeonato aqui, o elenco irá se desmanchar e vamos jogar lá. O campeonato começa em abril, então não irá atrapalhar com o nosso planejamento aqui”, disse.

Pratas da casa buscam espaço em outros clubes

Com a chegada de muitos atletas, a concorrência por uma vaga no time aumentou muito. Muitos atletas que integraram a equipe do último ano estão migrando para outros clubes, o que tem causado repercussão nas redes sociais.

É o caso do zagueiro Sávio Gabriel, que teve um papel importante na Divisão de Acesso. “Eu saio de cabeça erguida do Iraty, pois sempre dei o meu máximo em campo”, conta.

Sobre a sua saída, Sávio diz que busca um reconhecimento que não encontrou no Iraty. “Não foi apenas um motivo, mas sim vários motivos que contribuíram com a minha saída. Eu saí em busca do meu espaço e de reconhecimento, que não consegui no clube”, disse.

Ele acredita que a equipe fez um bom trabalho ao quase ter subido no ano passado. “Eu fiquei muito triste de o acesso ter batido na trave, fiquei alguns dias com aquilo na cabeça, mas tenho certeza que fizemos um grande trabalho”, relata.

Agora de casa nova, Sávio comenta sobre a sua chegada no Batel, de Guarapuava. “Desde que cheguei aqui no Batel, o nosso principal objetivo não é apenas conseguir o acesso, mas sim, ser campeão”, destaca.

Outro que deixou a equipe foi o jogador Jonathan Reis (Dan), que era titular na equipe. A nota oficial da página do Iraty Sport Club no Facebook publicada na quarta-feira (24) explica que o jogador recebeu uma proposta melhor em outro time. Na mesma postagem, o jogador falou sobre sua saída. “Estou saindo por opção minha, quero agradecer pela oportunidade de trabalho. Mas eu não acho corretas algumas decisões tomadas. Eu sou profissional e não vou ficar falando mal de A, B ou C”, publicou o jogador.

Ainda nesta semana, também foi confirmada a saída do atacante Russo. Ele foi desligado do clube depois de não comparecer no treinamento da manhã de quarta-feira, 24. Conforme gestor Eduardo Capelari, o atleta não justificou a ausência. Ele afirmou que o jogador já havia recebido parte dos vencimentos e não atuou nos amistosos contra Atlético/PR e Joinville/SC porque estava machucado.

Jogadores do Iraty

Conheça alguns dos jogadores do elenco de 2018:

Nome:Felipe Paranhos Lourenço

Idade:31 anos

Trajetória:ex-clube: Vera Cruz-PE

Nome: Maguila Maguila

Idade: 33 anos

Trajetória: ex-clube: Arapongas

Nome: Maycon Paulista

Idade: 35 anos

Trajetória: ex-clube:7 de setembro

Nome: Richard G. da Silva

Idade: 29 anos

Trajetória: ex-clube: Artsul-RJ

Nome: Gabriel Sercony

Idade: 20 anos

Trajetória: Prata da casa

Nome: Romário

Idade: 23 anos

Trajetória: ex-clube: Mamoré-MG

Nome: Almeida

Idade: 33 anos

Trajetória: ex-clube: Ceilândia-DF.

Já atuou no Vasco da Gama e Corinthians.

Nome: Russo

Idade: 19 anos

Trajetória: Prata da casa

Nome: Wesley C. Dos Santos( Roque)

Idade: 26 anos

Trajetória:Campo Mourão

Nome: Gilson Carlos da Silva

Idade: 35 anos

Trajetória: ex-clube: Toledo

Texto: Karin Franco e Bruno Vivi/Hoje Centro Sul

Foto:Bruno Vivi/Hoje Centro Sul

Galeria de Fotos