facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1010 - Já nas bancas!
04/12/2017

Prefeitura inicia reestruturação da confluência da 19 de Dezembro com 15 de Novembro

Prefeitura inicia reestruturação da confluência da 19 de Dezembro com 15 de Novembro

A Prefeitura iniciou esta semana a execução de um projeto que vai mudar substancialmente o fluxo de trânsito num ponto de Irati que vem apresentando congestionamentos em certos horários do dia. São várias alterações que serão gradualmente implantadas na confluência das ruas 19 de Dezembro e 15 de Novembro.

Após vários debates e estudos em suas reuniões, a Comissão Municipal de Trânsito (CMT) chegou a consenso sobre quais as alternativas possíveis para amenizar o gargalo que se forma nas duas vias, principalmente pela manhã, próximo ao horário de almoço e perto da saída das aulas. Para quem segue à parte alta da cidade pela Rua 15 de Novembro, nestes horários, o afunilamento é perceptível. A proximidade das escolas e o novo centro comercial implantado no local dificultam ainda mais a situação do trânsito naquela região.

Duas pistas

O primeiro passo, que já está sendo executado, é a remoção do gradil em frente ao Restaurante Bini, e a redução da largura do passeio, que possui uma largura grande e desnecessária. Com isso, ganha-se espaço para aumentar a pista de rolagem no local.

Após definição do novo traçado do passeio, o gradil será recolocado no meio-fio recuado.

O espaço obtido com a redução do passeio naquele trecho permitirá que o alto da Rua 15 de Novembro tenha duas pistas. Uma para quem deseja retornar em direção à cidade, passando em frente ao Colégio Nossa Senhora das Graças, à direita, e outra à esquerda, para quem quer entrar na rotatória e seguir em direção à 19 de Dezembro e adjacências. Com o final da 15 de Novembro comportando duas pistas, e não apenas uma como é hoje, já espera-se ganhar melhor fluxo de trânsito naquele ponto crítico.

Mas o projeto tem mais desdobramentos. As duas pistas no alto da 15 de Novembro ficarão com quatro metros de largura cada uma, e serão delimitadas com tachões, para inibir que motoristas da pista à direita entrem à esquerda e vice-versa.

Mão dupla

Além disso, o trecho da Rua 19 de Dezembro que passa em frente à Escola Nossa Senhora das Graças, hoje de mão única, passará a ter mão dupla. Isso permitirá que quem deseja descer ao centro da cidade, continue tendo a opção passar por esta rua e seguir até a Rua Coronel Grácia.

Por outro lado, quem trafega pelas ruas Barão do Rio Branco, Coronel Pires e Santos Dumont, com intenção de ir em direção à 19 de Dezembro, passa a ter alternativa de seguir em frente no ponto em que a mão é interrompida, nas proximidades da Igreja São Miguel.

O mesmo trecho da 19 de Dezembro, em frente à escola, que terá mão dupla, passará a ter estacionamento permitido apenas do lado do estabelecimento de ensino. Em razão disso haverá também redução em pequeno trecho do passeio naquele local, para aumentar a vaga de estacionamento.

Complementando projeto, será providenciada ampla sinalização nos locais submetidos às alterações, com placas, pinturas, e advertências de “PARE” nos acessos à rotatória e faixas de pedestres. Haverá ainda orientação e divulgação maciças pelos meios de comunicação e redes sociais durante todas as fases de implantação do projeto, que acontecerá gradualmente, para evitar maiores transtornos.

Texto/Foto: Assessoria PMI

Galeria de Fotos