facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1010 - Já nas bancas!
01/12/2017

Projetos do Senar de Irati são classificados em competição estadual

Dois projetos do Senar de Irati foram classificados entre os dez melhores projetos do Programa Empreendedor Rural do Paraná. Os projetos disputam na final que acontece nesta sexta-feira (01) em Curitiba.

Projetos do Senar de Irati são classificados em competição estadual

Dois projetos da regional de Irati do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) foram classificados entre os dez melhores projetos do Programa Empreendedor Rural do Paraná. Este é o terceiro ano seguido em que a regional alcançou a classificação.

Foram classificados os projetos de Pedro Rodolfo Nielsen Filho, de Porto Vitória e de Gabriel Eduardo Nielsen, de União da Vitória. Os dois projetos tiveram orientação da instrutora Caren Jenczmionki.

Os projetos classificados são finalistas em uma premiação estadual que terá seus vencedores anunciados nesta sexta-feira (01) durante o Encontro Estadual de Empreendedores e Líderes Rurais, em Curitiba. A final estará sendo transmitida ao vivo pelo Canal Rural.

Projetos

Os projetos são resultados do curso realizado através do Programa Empreendedor Rural do Paraná, feito pelo Senar-PR. O curso é voltado para a gestão rural, empreendedorismo, liderança e gestão empresarial. “Dentro desse programa, os participantes desenvolvem projetos de viabilidade econômica, ou seja, desenvolvem um projeto e avaliam se irá funcionar, ter lucro ou prejuízo, dentro de uma propriedade”, explica a instrutora Caren.

Uma banca examinadora em Curitiba avalia os projetos enviados por diversas regionais do estado e escolhe os dez finalistas, que são premiados por estarem entre os dez melhores do estado. No encontro em Curitiba, são anunciados os vencedores que ganham como premiação uma viagem técnica internacional pela América Latina.

Os dois projetos da regional de Irati classificados tratam sobre produção leiteira e cuidados na propriedade. O projeto de Gabriel Eduardo Nielsen, de União da Vitória, é de uma construção de um Compost Barn visando bem-estar animal e produção de adubo orgânico. Já o de Pedro Rodolfo Nielsen Filho, de Porto Vitória, visa a introdução e melhoramento de pastagens para a produção de leite a base de pasto e aperfeiçoamento do sistema de integração lavoura-pecuária.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul