facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1010 - Já nas bancas!
24/11/2017

Editorial - Potenciais turísticos

Editorial - Potenciais turísticos

A inauguração das novas estruturas do monumento do Salto São João em Prudentópolis é uma das ações que autoridades da região têm realizado no último ano para incentivar o turismo regional.

A potencialidade de Prudentópolis já é conhecida não só na região com em todo o estado. As mais de cem cachoeiras são famosas e atraem muitos turistas que almejam o turismo de aventura e de esportes.

Por isso, as novas estruturas que já foram realizadas e novas que estão por vir, como as melhorias do acesso ao local e a acessibilidades nas trilhas que levam ao mirante próximo à cachoeira, são essenciais para que este setor se desenvolva ainda mais.

Com pontos turísticos atraentes e de fácil acesso, a iniciativa privada consegue ter mais elementos para trabalhar com o turismo, criando rotas, atrativos e serviços para os turistas. Com a movimentação da iniciativa privada e o trabalho do poder público em cuidar das belezas naturais, facilitando o acesso a elas, a possibilidade de criação de empregos pode aumentar na região.

Contudo, essa criação de empregos acontece apenas se o esforço for conjunto, seja do poder público como da iniciativa privada. Enquanto um precisa dar alternativas para que se explore o turismo ambiental na região com responsabilidade, o outro precisa ter criatividade e conhecimento para transformar a potencialidade turística em empreendimentos que tragam investimentos e atraia cada vez mais turistas.

Engana-se quem pensa que o único beneficiado com o turismo é especificamente aquele que trabalha com hotel ou restaurante. Os benefícios se estendem para vários ramos, desde o transporte, comércio, artesãos e até mesmo a indústria que pode fornecer diversos elementos como lembrancinhas, materiais de decoração e confecções, além dos mais diversos objetos turísticos encontrados em qualquer loja turística.

Vale ressaltar que não é apenas Prudentópolis que possui potencial turístico. Diversas cidades da região Centro Sul possuem belezas naturais como cachoeiras, paisagens montanhosas, flora e fauna que são atraentes para qualquer turista que gosta da natureza e de fugir de grandes cidades.

Devido a isso, esse investimento realizado em Prudentópolis é importante para região, que além de ter um atrativo turístico fortificado, ganha mais visibilidade para mostrar de que é possível ter investimentos aqui.