facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1005 - Já nas bancas!
06/11/2017

Escola de Irati conquista 1º lugar no Paraná em Concurso Agrinho

Escola de Irati conquista 1º lugar no Paraná em Concurso Agrinho

Na manhã de segunda-feira (30), a Escola Municipal José Siqueira Rosas de Irati foi premiada pelo concurso do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PR), o Programa Agrinho 2017. O primeiro lugar no Paraná na categoria Desenho ficou com o aluno do primeiro ano, Nicolas Kubilinski, da professora Clair Trindade Chaicouski. A secretária de Educação, Rita de Cássia Almeida, também acompanhou a premiação, que ocorreu no Expotrade, em Pinhais.

Este projeto, que já existe há 22 anos, é realizado pelo Sistema FAEP, sendo uma parceria entre o SENAR-PR, FAEP, governo do Estado do Paraná, municípios e empresas e instituições públicas e privadas. Neste ano, o Concurso Agrinho teve como tema “As coisas que ligam o campo e a cidade e o nosso papel para melhorar o mundo”. O desenho que Nicolas produziu foi intitulado como ‘Campo e Cidade com qualidade’.

“Esta foi a primeira vez que trabalhei com o Agrinho e, já de início, fui premiada”, comemora a professora Clair. Ela explica que o tema foi amplamente discutido em sala de aula, os alunos produziram um desenho depois e, por fim, a escola selecionou um trabalho para ser enviado. “O desenho do Nicolas fazia uma relação do campo com a cidade, com agricultores em carros e caminhões levando seus produtos para comercializarem na cidade”, enfatiza ela sobre a ilustração. A professora e o aluno receberam tablets, uma mochila personalizada do Agrinho e outros prêmios.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o município de Irati enviou 22 projetos de redação, desenho e experiência pedagógica nesta edição do Agrinho. “Ficamos todos muito emocionados quando chamaram o Nicolas e falaram do prêmio para a cidade de Irati. Entre tantos trabalhos e projetos de todo o Paraná, foi muito gratificante recebermos esse reconhecimento. Estamos muito felizes e toda a equipe da escola está de parabéns porque o prêmio foi mais uma vitória para a educação de Irati”, disse a secretária Rita de Cássia Almeida.

Nesta edição, foram distribuídos 314 prêmios para alunos, professores, diretores, secretários municipais de educação e chefes de núcleo. O projeto envolveu, ao todo, cerca de 1 milhão de estudantes paranaenses e 80 mil professores. O Agrinho dá visibilidade aos trabalhos de responsabilidade social aplicados em sala de aula.

Cerca de 1.500 pessoas participaram do evento, com a participação do governador do Paraná, Beto Richa, vice-governadora do Paraná, Cida Borghet, do ministro da Saúde, Ricardo Barros, secretários de Estado, deputados federais e estaduais.

Texto/Foto: Assessoria PMI