facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1003 - Já nas bancas!
01/11/2017

Cemitério Municipal está pronto para receber o público no Dia de Finados

Cemitério Municipal está pronto para receber o público no Dia de Finados

Devido ao Dia de Finados, 02 de novembro, a movimentação nos cemitérios em todo o país é grande nesta semana. Em Irati, o Cemitério Municipal  já passou reformas no Cruzeiro e na Capela Mortuária Municipal, realizadas pela Secretaria de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo da Prefeitura de Irati. Várias famílias também já providenciaram reparos e limpezas nos túmulos de seus entes-queridos.

Estevan Martins dos Santos, responsável pelo Cemitério Municipal, destaca que há muitos anos o poder público não realizava melhorias no local, como as feitas neste ano. “Precisava há tempo, porque a última reforma que teve foi uma pintura, mas faz oito anos e só pintaram a casca, por fora. Está muito bem, tá bonito agora”, diz.

A limpeza dos espaços comuns – ruas, lotes vagos ou abandonados – também foi feita pela prefeitura. “O cemitério está bem limpinho, a Secretaria de Meio Ambiente faz uma limpeza a cada dois meses, três meses, eles passam e deixam limpinho, tanto que a equipe está ali fazendo limpeza”, comentou.

Grande parte das famílias também já cuidou da manutenção dos túmulos e, após toda a preparação para Finados, muitas pessoas devem se dirigir ao local no feriado.  “Porque vêm pessoas de outras partes, de outros estados, então isso aumenta o fluxo, não dá para calcular, porque é enorme, aumenta mesmo”, lembra Estevan.

Reforma da capela

A Capela Mortuária Municipal passou por reforma no telhado, substituição do forro e do piso, adequações nos sanitários com revisão da parte hidráulica, reforma na cozinha e na sala de velórios.

Também ocorreram pintura e instalação de uma porta de vidro,  que tinha sido solicitada por aqueles que já se utilizaram do espaço.

Horário de funcionamento

O horário de funcionamento do Cemitério Municipal  de Irati em dias normais é das 7h30 às 18h00. No dia 1° e dia 2 o horário de funcionamento vai ser a partir das 6h30, sem horário exato para fechar.

Rotina no cemitério  

O coordenador do Cemitério da Vila São João, Miguel Bueno, explica como é a rotina dele. “Nós chegamos 7h30 da manhã, e não temos muito horário para sair, é 21h00 que saímos”, diz.

Miguel já tem uma experiência grande nessa área. “No cemitério da Vila eu estou há 10 anos, mas nessa área de coordenador, eu já trabalho há 30 anos”, conta. Para ele, esse trabalho é uma tarefa que exige grande controle emocional. “Esse trabalho não é fácil, pois nós temos que consolar a família e dar palavras que confortem as pessoas”, disse.

Texto:  Da Redação/Hoje Centro Sul

Fotos: Bruno Vivi/Hoje Centro Sul e Divulgação 

Galeria de Fotos